EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS DEFENDE FORTALECIMENTO DOS MUNICÍPIOS
A Constituição concede aos municípios autonomia e os faz parte indissolúvel da União. Mas a transferência de atribuições cada vez maiores, sem o devido repasse de recursos financeiros, tem prejudicado a administração municipal, observou o senador. A Lei Kandir é um exemplo de como é transferido um grande número de responsabilidades aos municípios sem a devida alocação de recursos, complementou Eduardo Siqueira Campos.
O senador lembrou que durante a 5ª Conferência dos Governadores Brasileiros, realizada em Curitiba, foi elaborado um documento para ser entregue ao presidente Fernando Henrique Cardoso, contendo as dificuldades dos municípios em pagarem suas dívidas com o INSS. O Governo Federal retém a participação de até 15% do Fundo de Participação do Municípios (FPM), segundo Célio Pinheiro de Oliveira, secretário da Associação Tocantinense de Municípios, citado pelo senador.
O documento proposto pelos governadores sugere a suspensão do pagamento por dois anos das dívidas dos municípios com o INSS. Na opinião do senador, caso a solicitação seja aceita, colocará um novo paramêtro no relacionamento entre municípios e o governo federal, não só na atribuição de responsabilidades, mas também no repasse de recursos financeiros.
23/02/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Siqueira Campos defende Marconi Perillo
Eduardo Siqueira Campos defende Zoneamento Econômico Ecológico
Eduardo Siqueira Campos defende mudanças no sistema penitenciário
Eduardo Siqueira Campos defende redivisão territorial do país
EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS DEFENDE PRIVATIZAÇÃO DA FERROVIA NORTE-SUL
EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS DEFENDE CONVOCAÇÃO DE DONO DO MARKA