Sistema de gestão da Previdência é elogiado pela presidenta na abertura da OGP
O sistema de gestão da Previdência Social foi destacado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, durante a abertura da 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para Governo Aberto (OGP), realizada em Brasília nesta terça-feira (17).
A presidenta destacou que através da sala de monitoramento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é possível acompanhar as mais de 250 mil pessoas que solicitam atendimento diário nos postos do instituto.
“Hoje, sabemos em tempo real quantas aposentadorias são solicitadas e quantas são concedidas. Mais do que isso, sabemos como controlar este conhecimento, pois sabemos quanto tempo durou o atendimento de cada pessoa que procurou o serviço de aposentadoria ou o serviço médico de perícia e o que aconteceu com a sua solicitação, quanto tempo essa pessoa esperou para ser atendida e quem a atendeu”, explicou Dilma Rousseff.
As informações disponibilizadas através da sala de monitoramento do INSS viabilizaram o fim das filas e a redução do tempo decorrido para a concessão de benefícios como aposentadoria e salário-maternidade. Por outro lado, acrescentou a presidenta, permitiu a responsabilização dos gestores pelo serviço prestado e gerou uma economia na aplicação dos recursos públicos. “Agora, também é possível averiguar a satisfação do cidadão com o atendimento”, declarou Dilma.
OGP
A OGP é uma iniciativa internacional que trabalha na difusão e no incentivo de práticas governamentais que busquem a transparência orçamentária, a participação social e o acesso público à informação.
Cerca de 500 delegados de 53 países estão participando da conferência anual, que encerra seus trabalhos na quarta-feira (18). Na abertura do evento, também estiveram presentes o presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete; o primeiro-ministro da Geórgia, Nika Gilauri; e a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton.
Vários países estão explicando seus planos de ação e as iniciativas que vêm sendo adotadas para promover a transparência, fortalecer a cidadania, combater a corrupção e ampliar a utilização de novas tecnologias visando fortalecer a governança e dar suporte à implementação de compromissos multilaterais.
No caso do Brasil, as principais iniciativas são a adequação do Portal da Transparência ao padrão de dados abertos e a implantação do Sistema Federal de Acesso à Informação.
O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, também participou da abertura da conferência. A pasta sob o seu comando é uma das mais adiantadas nos preparativos para a implantação da Lei de Acesso à Informação, que entrará em vigor no dia 16 de maio.
“Esse processo de adequação à nova legislação vem fortalecer o trabalho que já vínhamos desenvolvendo no ministério, pois já disponibilizávamos muitas das informações que deverão obrigatoriamente ser divulgadas”, finalizou Garibaldi.
Fonte:
Previdência Social
17/04/2012 18:57
Artigos Relacionados
Sistema gratuito facilita gestão de servidores da Previdência
Previdência implanta sistema de gestão de regime próprios em Alagoas
Estado de São Paulo é elogiado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos
Estado de São Paulo é elogiado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos
Ministério da Previdência estabelece metas de gestão para Previdência Complementar
Íntegra do discurso da ministra Ellen Gracie, presidenta do Supremo Tribunal Federal, na abertura do ano legislativo