Sistema de informações Siga Brasil, do Senado, ganha prêmio de tecnologia da informação



O sistema de informações Siga Brasil, que apresenta dados sobre o Orçamento da União por meio da Internet, recebeu no dia 28 de novembro o Prêmio Brasil de Tecnologia da Informação e das Comunicações. Esse sistema foi desenvolvido pela Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado, em parceria com a Secretaria Especial de Informática do Senado (Prodasen).

VEJA MAIS

- O Siga Brasil integrou, em uma única base de dados, informações que estavam fragmentadas em vários outros sistemas que, por sua vez, estavam espalhados por diversos órgãos do Executivo e do Legislativo - explicou Rita Santos, consultora de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado.

Além de informações sobre o orçamento da União, também estão disponíveis no Siga Brasil dados sobre o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e as transferências de recursos da União para estados, municípios e entidades privadas. Segundo Rita Santos, o sistema em breve reunirá dados sobre os contratos de serviços da União com fornecedores privados, os créditos suplementares ao orçamento da União e a execução física dos investimentos do governo federal (como o andamento de obras).

A consultora do Senado ressaltou que essas informações estão disponíveis, gratuitamente, para qualquer pessoa em qualquer lugar do planeta, desde que se tenha acesso à Internet.

Rita Santos destacou ainda que, a partir desse sistema de informações, é possível acompanhar a elaboração do orçamento da União e a sua respectiva execução, permitindo fiscalizar os gastos públicos e também conhecer melhor o desenvolvimento de políticas públicas. O usuário pode, ainda, "importar" sua base de dados pessoal para dentro do Siga Brasil e, com isso, cruzar seus próprios dados com os que já estão no sistema.

União, estados e municípios

De acordo com a consultora, existe a possibilidade de que o Siga Brasil venha a apresentar, no futuro, informações sobre os orçamentos dos estados e municípios, além do da União. Essa centralização de informações, argumenta ela, permitiria saber quanto o governo aplica, em seus três níveis, em áreas como saúde, saneamento básico e transportes, por exemplo.

- Hoje não se sabe quanto União, estados e municípios, juntos, gastam com esses itens - frisou ela.

Para Rita Santos, um dos maiores desafios para o projeto Siga Brasil, atualmente, é obter mais recursos - principalmente humanos - para expandi-lo. O Prêmio Brasil de Tecnologia da Informação e das Comunicações, conquistado pelo sistema de informações desenvolvido no Senado, visa incentivar o desenvolvimento e a utilização de soluções inovadoras de tecnologia da informação e comunicação nos órgãos do governo federal. Essa premiação é uma iniciativa do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) apoiada pela Universidade de Brasília (UnB).



29/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ligue 180 ganha prêmio latino-americano de tecnologia da informação

Siga Brasil é apresentado em Mostra de Soluções em Tecnologia

Programa Siga Brasil recebe prêmio em São Paulo

Siga Brasil fornece informações atualizadas diariamente sobre execução orçamentária

Mata Atlântica ganha sistema pioneiro de informação geográfica e ambiental

Mata Atlântica ganha sistema pioneiro de informação geográfica e ambiental