Sistema de transporte de massa brasileiro poderá passar por colapso, diz presidente do CBTU



O sistema de transportes de massa no Brasil vai passar por um grande colapso, um apagão, devido ao crescimento urbano, caso o governo não consiga identificar os gargalos na infra-estrutura do setor. A opinião é do presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), João Luiz da Silva Dias. Ele foi um dos convidados para a audiência pública desta quinta-feira (29) na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), realizada para discutir a situação em que se encontram os investimentos nos sistemas de trens metropolitanos no país.

Para João Luiz Dias, o Programa de Aceleração doCrescimento (PAC), que prevê investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão para o setor metroferroviário brasileiro nos próximos quatro anos,não foi desenvolvido somente com o objetivo de injetar recursos no sistema econômico, mas também para identificar os gargalos na infra-estrutura do país.

- E um dos maiores gargalos é exatamente o transporte urbano nas cidades, que concentram 82% da população brasileira - afirmou o presidente da CBTU.

Na opinião do presidente do CBTU,os investimentos na área de transporte por trens são bem vindos, mas é preciso estar atento também para outros problemas que precisam ser resolvidos, como o custo social do transporte urbano.

- O transporte urbano tem que ser visto como um direito público. Muitos pobres estão excluídos desse tipo de transporte pelo preço. Por isso, utilizam sistemas alternativos, como a motocicleta, que é bem mais barata, mas acarreta outros tipos de problemas, como congestionamentos e acidentes - destacou José Luiz.

Já para odiretor da concessionária SuperVia, do Rio de Janeiro, Amim Alves Murad, os gastos com energia elétrica são um dos maiores problemas do setor metroferroviário do país, pois representam 25% do custo operacional do setor.

- Precisamos equilibrar as concessões de energia elétrica para reduzir mais ainda o preço das passagens de trens, que já são mais baratas se comparadas com os ônibus e com as vans - explicou Murad.

Ao referir-se à rede ferroviária carioca, o presidente da Supervia informou também que é preciso tornar esse meio de transporte urbano mais atraente e confortável, com o objetivo de reconquistar os usuários que migravam para outras modalidades de transporte.

- Foi adegradação do serviço por metrôs que fez com que muitos usuários migrassem para outras modalidades de transporte. Precisamos reconquistar esses passageiros, recuperando e modernizando os sistema metroferroviário - explicou.

29/03/2007

Agência Senado


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