Sistema disponibilizado na internet irá facilitar operações de importadores
Com o Siscomex Importação Web, será possível ter acesso a vários aplicativos de qualquer lugar e a qualquer momento
A Receita Federal lançou nesta quinta-feira (23) um novo sistema para que os importadores possam registrar e acompanhar a operação em qualquer computador por meio da internet. Antes, os interessados tinham que instalar aplicativos em cada computador destinado a realizar a operação e havia ainda a necessidade de uma “rede dedicada” para ter acesso aos Sistemas de Comércio Exterior (Siscomex).
“O novo sistema permite consultas paralelas e beneficia, principalmente, o pequeno operador que não precisará, entre outras coisas, ter que baixar aplicativos para o seu computador. É uma alternativa para agilizar todo o processo. É um grande avanço no Siscomex Importação e a primeira grande mudança de plataforma tecnológica”, disse o subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal, Ernani Argolo Checcucci Filho.
O Siscomex, que está em operação desde 1997, é um sistema informatizado que interliga importadores, exportadores, despachantes e órgãos do governo, entre eles a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Banco Central e a Receita Federal.
Com o novo sistema, Siscomex Importação Web, será possível ter acesso, por meio da internet, a vários aplicativos a partir de qualquer lugar e a qualquer momento, com a utilização da certificação digital. A Receita estima que mais de 200 mil operadores utilizam o sistema.
De acordo com Checcucci, o sistema é seguro e faz parte da estratégia de modernização tecnológica dos sistemas informatizados da Receita Federal.
Siscomex Importação Web
O Siscomex Importação Web foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e, segundo o responsável pela equipe que desenvolveu a aplicação, João Carlos dos Santos, além da evolução tecnológica do modelo cliente-servidor para o modelo web, a nova ferramenta integra diferentes ambientes. “Desenvolvemos uma aplicação única, integrando os sistemas Licenciamento de Importação, Declaração de Importação, Seleção Parametrizada e Despacho de Importação (DI), com menu de navegação para as diversas funcionalidades destes sistemas, de acordo com o perfil do usuário”, comenta ele.
João Carlos também destaca outras melhorias como a criação de um perfil exclusivo para o ajudante de despachante aduaneiro. Além disso, uma mesma declaração pode receber a inclusão de novas mercadorias, durante o curso do despacho aduaneiro.
Em fevereiro deste ano, o Serpro lançou com a Receita Federal e o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (Mdic) o Siscomex Exportação Web e o sistema base de todos esses, o Siscomex, foi criado em 1997.
O Siscomex Importação Web já está disponível no portal da Receita Federal , e deve ser feito por meio de certificação digital.
Leia mais:
Entra em vigor sistema de registro de importação e exportação
Aplicativo para celular facilita entrada de brasileiros na Alfândega
Registro de importação e exportação de serviços será exigido a partir de agosto
Fonte:
24/08/2012 12:43
Artigos Relacionados
BC moderniza página na internet para facilitar a vida do internauta
Sistema digital irá facilitar contratação de estrangeiros
Internet 0800 vai facilitar acesso de classes mais pobres a conteúdo digital
Acordo de cooperação vai facilitar acesso de empresas a sistema de Justiça
(Flash) - Sistema Informatizado de Recursos de Multas de Trânsito vai facilitar licenciamento de veí
Alunos de escolas públicas com deficiência auditiva terão sistema para facilitar comunicação