Sistema seleciona novos alunos para instituições públicas de Ensino Superior



O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), criado e gerenciado pelo Ministério da Educação desde 2010, é um processo seletivo para entrada de novos alunos em instituições públicas de Ensino Superior que utiliza, exclusivamente, a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como critério de seleção.

As instituições de ensino superior realizam a prova unificada e depois oferecem aos candidatos opções de onde estudar. Graças à ferramenta, é possível disputar uma vaga em áreas do conhecimento de diferentes instituições, desde que elas tenham aderido ao Sisu. Diferentemente dos antigos vestibulares, o aluno primeiro faz a prova e só depois escolhe onde e o que cursar.

O processo de seleção é realizado nos dois semestres do ano e segue um cronograma de dois meses, entre inscrição, resultados e matrículas. 

As regras podem mudar a cada processo seletivo, realizado semestralmente. Atualmente, as inscrições acontecem em apenas uma etapa. O estudante faz o cadastro pela internet, sem qualquer custo, e informa o número e senha do Enem. Com isso, o sistema do Sisu levanta todos os dados cadastrais do estudante, incluindo as notas obtidas no Enem.

Depois disso, o candidato seleciona duas opções, em ordem de preferência, de vagas ofertadas. Alunos selecionados para a primeira opção não participam das demais chamadas, mesmo se não realizarem a matrícula. Quem foi selecionado na segunda opção continua concorrendo à vaga que escolheu como prioridade. Se o candidato não apareceu em nenhuma das duas opções, seu nome vai para a lista de espera, que conta com vagas remanescentes.

Regras

As universidades e institutos podem estipular notas mínimas para que o calouro possa se candidatar a uma vaga e adotar pesos diferentes para a nota do Enem. O sistema do Sisu faz automaticamente este cálculo e mostra como foi feita a composição da nota para a opção escolhida pelo estudante. Também cabe às instituições de ensino informar a disponibilidade de vagas destinadas a políticas afirmativas (como cotas para afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública).

Ao fazer a inscrição no Sisu, os estudantes podem consultar quais instituições e cursos são oferecidos.

Fonte:

Ministério da Educação

 

 



30/08/2013 17:32


Artigos Relacionados


Educação: USP abre inscrições para transferência de alunos de outras instituições de ensino superior

Instituições públicas de ensino superior devem aderir ao Sisu

ONG mapeia instituições de ensino superior com sistema de cotas

Cristovam propõe a participação de alunos e instituições de ensino superior no combate ao analfabetismo

Proposta aprovada pela CE destina metade de vagas no ensino superior e na educação profissional para alunos de escolas públicas

Instituições privadas de ensino superior querem que MEC priorize ensino fundamental