Cristovam propõe a participação de alunos e instituições de ensino superior no combate ao analfabetismo
Está na Comissão de Educação (CE), para decisão terminativa, projeto de lei do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Univesitário de Apoio à Alfabetização de Jovens e Adultos (PLS 03/08). Na justificação da proposta, Cristovam afirma que o analfabetismo entre jovens e adultos que não tiveram a chance de freqüentar a escola ou que tiveram de abandoná-la cedo é a faceta mais gritante da realidade de exclusão social no Brasil.
A matéria, relatada pelo senador Gerson Camata (PMDB-ES), determina que todo aluno universitário beneficiado com recursos da União deverá, durante pelo menos um semestre, desenvolver atividades ligadas à alfabetização de adultos por meio de programas que serão disponibilizados pela entidade de ensino superior na qual o aluno está matriculado.
O projeto prevê que a participação das instituições de ensino no programa contará pontos na avaliação institucional conduzida por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). E proíbe qualquer transferência de recursos da União para entidades universitáris que não tenham programas relacionados à alfabetização de adultos capaz de envolver seus alunos.
"As instituições de ensino superior têm um papel proeminente nessa tarefa. Elas concentram a elite educacional do país", explica Cristovam, na justificação da proposta.
Para o autor do projeto, o Brasil ainda convive com enormes desigualdades socioeconômicas e educacionais. "Em pleno século 21, convivemos com um índice de analfabetismo de 11,4% da população de quinze anos ou mais, o que totaliza mais de catorze milhões de brasileiros". Para reverter esse quadro, na avaliação de Cristovam, é fundamental contar com os esforços de toda a sociedade, num movimento de reforço da cidadania e da solidariedade social.
O projeto prevê que a lei dele resultante terá a duração de cinco anos.04/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sistema seleciona novos alunos para instituições públicas de Ensino Superior
Educação: USP abre inscrições para transferência de alunos de outras instituições de ensino superior
Instituições privadas de ensino superior querem que MEC priorize ensino fundamental
MEC descredencia instituições de ensino superior no Rio
Cristovam: país restringe fumo, mas não combate analfabetismo
Instituições de ensino superior já podem se cadastrar no Suas