Situação de pessoas atingidas por desastres climáticos é debatida em Brasília
Começa no sábado (10) e vai até segunda-feira (12), em Brasília, o 1º Seminário Nacional de Atingidos por Eventos Climáticos Extremos. O encontro é uma iniciativa do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, formado por entidades da sociedade civil, movimentos sociais e pastorais ligadas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O objetivo é permitir o intercâmbio de iniciativas de enfrentamento das situações de desastre socioambiental entre pessoas e comunidades atingidas; aprofundar a consciência crítica em relação às causas dos eventos climáticos extremos; elaborar e apresentar ao governo federal reivindicações e propostas para uma política pública que garanta os direitos dos atingidos.
As mudanças climáticas têm intensificado a ocorrência de fenômenos naturais extremos como enchentes, deslizamentos e desmoronamentos, granizos, furacões extratropicais, vendavais, tornados, secas. Segundo a CNBB, quem mais sofre as consequências desses eventos são famílias pobres que vão para as cidades e não têm condições de adquirir terrenos em áreas urbanas seguras.
Fonte:
Agência Brasil
09/09/2011 10:15
Artigos Relacionados
Brasil poderá ter Centro de Prevenção de Desastres Climáticos
Casildo defende investimentos na prevenção de desastres climáticos
Brasil poderá ter centro de alerta para desastres climáticos
CCT pode aprovar criação de Centro de Prevenção de Desastres Climáticos
Marisa Serrano cobra política nacional de prevenção de desastres climáticos
Meios de comunicação terão de fazer alertas sobre desastres climáticos