SITUAÇÃO NO RS É DRAMÁTICA, DIZ SIMON
A situação no Rio Grande do Sul é dramática, lamentou hoje (dia 20) o senador Pedro Simon (PMDB-RS), ao comentar relatório elaborado pela coordenadoria estadual de Defesa Civil, segundo o qual as fortes chuvas acompanhadas de vento e granizo, ocorridas nos últimos três meses no Rio Grande do Sul, deixaram cerca de 20 mil pessoas desabrigadas.
- Hoje são necessários R$ 18 milhões para recuperação de 3.500 casas, implantação de um núcleo habitacional de 3 mil residências fora das áreas de risco e perfuração de poços artesianos - disse.
Pedro Simon se solidarizou com o governador Antônio Britto, que, conforme afirmou, entregou ao presidente da República "relatório detalhado das estimativas e necessidades para a recuperação de danos decorrentes dos desastres naturais provocados pelo fenômeno El Niño".
O senador ressaltou, citando levantamento realizado pela Defesa Civil, que 158 municípios gaúchos haviam entrado com pedido de estado de calamidade pública ou situação de emergência. "Desde 1941 não chovia tanto no Rio Grande do Sul, onde, no mês de outubro, oíndice pluviométrico na fronteira oeste do estado alcançou a marca de 500 mililitros, enquanto a média dos últimos anos era de 140 mm".
Após lembrar que o estado, no início do ano, também sofreu as conseqüências de uma grande estiagem e que 367 cidades foram atingidas ao longo de 1997, Pedro Simon afirmou que "este quadro obriga o governo estadual a tomar medidas emergenciais e buscar junto ao governo federal apoio para a reconstrução dos municípios atingidos e prevenção para futuros casos".
- Esses números merecem a atenção do Senado Federal e dos órgãos públicos federais. Ainda bem que a cadeia de solidariedade humana tem sido extraordinária. Quero levar minha solidariedade, e manifestar a esperança de que o governo federal continue dando ao Rio Grande do Sul a colaboração necessária. Ao governador Britto e sua equipe, aos prefeitos, vereadores, e toda a gente simples, bem como às pessoas importantes, o meu abraço fraterno - acentuou.
O senador Júlio Campos (PFL-MT), no exercício da presidência dos trabalhos, disse que "em nome da Mesa também presto solidariedade ao bravo povo do Rio Grande do Sul pelo momento de dificuldade que está enfrentando".
20/11/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Situação da fome no mundo é alarmante e dramática, diz FAO
LEVY VÊ SITUAÇÃO DRAMÁTICA DOS PEQUENOS EMPRESÁRIOS
Presidente do IPE retratou situação dramática do Instituto
Presidente do IPE retratou situação dramática do Instituto
Santa Catarina vive situação dramática, diz Raimundo Colombo
Álvaro Dias denuncia "situação dramática" das universidades públicas do Paraná