Sociedade pode opinar sobre inscrição do Bumba-meu-boi como patrimônio cultural



O Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu prazo para a manifestação da sociedade sobre o pedido de inscrição do Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão no Livro de Registro das Celebrações. A categoria faz parte do Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro.

A proposta de registro do Bumba-meu-boi do Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil foi apresentada pela Comissão Interinstitucional de Trabalho. O grupo é composto pela Superintendência do Iphan no Maranhão, Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Municipal de Cultural, Comissão Maranhense de Folclore, Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular da Universidade Federal do Maranhão, representantes dos Grupos de Bumba-meu-boi dos Sotaques da Baixada, Matraca, Zabumba, Costa-de-mão, Orquestra e de Bois Alternativos e representantes e membros de grupos de Bumba-meu-boi e da comunidade.

O Bumba-meu-boi é uma festa tradicional onde a figura do boi é o elemento central. Reúne também outras manifestações culturais e, por isso, é chamado de complexo cultural. Muitas vezes definido como um folguedo popular, o Bumba-meu-boi extrapola a brincadeira e se transforma em uma grande celebração tendo o boi como o centro do seu ciclo vital e o universo místico-religioso. Profundamente enraizado no cristianismo e, em especial, no catolicismo popular, o Bumba-meu-boi envolve a devoção aos santos juninos São João, São Pedro e São Marçal.

Os cultos religiosos afrobrasileiros do Maranhão também estão presentes na celebração, como o Tambor de Mina e o Terecô, caracterizando o sincretismo entre os santos juninos e os orixás, voduns e encantados que requisitam um boi como obrigação espiritual. 

As manifestações sobre o registro da candidatura devem ser enviadas, dentro do prazo de 30 dias – a contar a partir da publicação no Diário Oficial da União (24 de junho) -, por correspondência, para o novo endereço da presidência do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural – Presidente – SEPS, 713/913 bloco D, Edifício Lucio Costa, 5º andar – Brasília – Distrito Federal – CEP: 70390-135.

 

Fonte:
Ministério da Cultura



28/06/2011 16:53


Artigos Relacionados


Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi no Maranhão é o mais novo Patrimônio Cultural do Brasil

Sociedade pode opinar sobre planos de saúde e prestadores de serviços

Futebol como Patrimônio Cultural do Brasil: estudo exploratório sobre possibilidades de Turismo

Rio debate envolvimento da sociedade na preservação do patrimônio cultural

Aberta inscrição para prêmio de incentivo ao patrimônio cultural

Iphan abre inscrição para edição 2011 de prêmio de valorização do patrimônio cultural brasileiro