Sodré Santoro destaca investimentos federais em infraestrutura
O senador Sodré Santoro (PTB-RR) parabenizou o governo federal por ter completado obras de infraestrutura que julga serem importantes para o país. Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (6), ele citou resultados do ciclo de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, a etapa que vigora no quadriênio 2011-2014.
Santoro disse que o PAC 2 teve dois acertos fundamentais: o primeiro seria o ajuste do planejamento das ações com o calendário de execução das obras. De acordo com ele, a execução teria sido de R$ 472,4 bilhões, o que representa 47,8% do total previsto para o quadriênio. O outro acerto seria a simetria dos avanços verificados em seis eixos do PAC 2: transporte, energia, comunidade cidadã, Minha Casa Minha Vida, Cidade Melhor, Água e Luz para todos.
- Não adianta avançar em um e não ter o outro eixo. Somente o planejamento e execução de ações integradas de infraestrutura darão ao Brasil condições de ser mais competitivo, de assegurar a ampliação do investimento público e privado para aumentar o emprego e reduzir desigualdades - afirmou.
Abastecimento
Citando o último balanço divulgado pelo governo, Sodré Santoro classificou como avanços os 492 empreendimentos de abastecimento de água e um milhão de quilômetros de canais e redes adutoras entregues. Na área social, ele destacou a inauguração de 1,7 mil unidades básicas de saúde e pronto-atendimento. Para o senador, boa parte dos resultados obtidos deve-se à adoção do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) – um sistema que reduz a burocracia de licitações.
Ele acrescentou que o maior volume dos recursos destinados pelo PAC 2 ao estado de Roraima será aplicado em rodovias e distribuição de energia, como a linha de transmissão entre Manaus e Boa Vista.
06/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sodré Santoro elogia plano de infraestrutura logística para a Amazônia
Sodré Santoro assume mandato
Sodré Santoro pede incentivo a turismo em Roraima
Sodré Santoro lamenta números ‘alarmantes’ do crack no país
Sodré Santoro protesta contra 'ditadura fiscalista' do Coaf
Sodré Santoro pede que Câmara autorize criação de colégios militares