Solução para a educação passa pela qualificação do professor



 Os participantes da audiência pública que discutiu propostas para a educação brasileira e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), nesta quinta-feira (10), na Comissão de Educação (CE), disseram que, como contribuição para solução do problema educacional no Brasil, são necessários investimentos na formação e qualificação de professores. A reunião foi a primeira do Ciclo de Audiências Públicas promovidas pela CE para discutir o tema.

O presidente da CE, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), disse que a crise educacional atual advém da ausência de prioridade na formação de professores pelas universidades. Enfatizou que a falta de importância dada à licenciatura é maior nas universidades públicas.

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Cristovam também salientou que a educação atual está defasada e ainda mantém a mesma estrutura de cem anos atrás, apesar do avanço de recursos tecnológicos. Para ele, todos esses fatos são responsáveis pelo atraso a que está submetido o país.

- As escolas de hoje continuam tão parecidas com as de antigamente, embora tudo tenha mudado radicalmente - observou

O representante do Fórum de Livre Iniciativa na Educação, José Roberto Cuvac,concorda com a proposta da CE de ouvir setores da sociedade sobre a educação nacional. Ele criticou o Ministério da Educação por não convidar representantes de instituições privadas quando da elaboração do PDE, o chamado PAC da Educação. Cuvac ressaltou que o setor responde por mais de 3,2 milhões das 4,4 milhões que totalizam as matrículas brasileiras. Acrescentou que alguns programas, como o Universidade para Todos (Prouni), obtêm sucesso devido à colaboração das entidades particulares.

Na opinião do ex-presidente e membro efetivo do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Manassés Claudino Fonteles, a qualificação dos licenciados exige, além de cursos, que as universidades contem com bibliotecas e computadores, entre outros equipamentos modernos.

O Presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT), João Roberto Moreira Alves, sugeriu a criação de pós-graduação para o ensino médio, com sistemas de aperfeiçoamento profissional, e de dispositivos de apoio ao professor. Ele enfatizou a necessidade de uma educação continuada para esses profissionais, com cursos periódicos destinados à qualificação dos docentes.



10/05/2007

Agência Senado


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