Somente uma mudança de partido entre senadores recém-eleitos



Dos senadores recém-eleitos e empossados para o período de 2007 a 2015, somente Expedito Júnior (RO) mudou de partido. Ele integrava o Partido Popular Socialista (PPS) e filiou-se ao Partido Republicano (PR), resultado da fusão PL-Prona.

Recentemente, alguns senadores em curso de mandato também mudaram de partido. É caso da senadora Roseana Sarney (MA). Ela era filiada ao PFL e transferiu-se para o PMDB depois das eleições de 2006. O senador Leomar Quintanilha (TO) saiu do PCdoB e filiou-se ao PMDB, partido do qual já havia sido integrante. O senador Augusto Botelho (RR) mudou do PDT para o PT.O senador Marcelo Crivella (RJ) saiu do PL e filiou-se ao Partido Republicano Brasileiro (PRB).

Os senadores Magno Malta (ES) e o recém-eleito Alfredo Nascimento (AM), egressos do PL,passaram a integrar o PR também por força da fusão dos partidos PL-Prona.

A senadora Patrícia Saboya (CE) é outra parlamentar que saiu do PPS e se filiou ao PSB, há cerca de um ano. Anteriormente, o senador Mozarildo Cavalcanti (RR) saiu do PPS e filiou-se ao PTB.

01/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ decide que parlamentar não deve perder mandato ao se filiar a partido recém-criado

Projeto exige que partido político recém-criado espere cinco anos para lançar candidatos

Mudança de partido deve ser informada

Mão Santa defende aposentados e justifica mudança de partido

Rollemberg denuncia mudança casuística para bloquear partido de Marina

Sarney acusa a mídia e senadores de atribuírem a crise somente a ele