Sorocaba cede imóvel para Poupatempo
Unidade terá capacidade para realizar 65 mil atendimentos mensais
O Governo do Estado de São Paulo publicou, no dia 2 de junho, o Decreto nº 53.049, que autoriza a Fazenda Estadual a receber do Município de Sorocaba, imóvel destinado a Secretaria de Estado de Gestão Pública para a implantação do Poupatempo Sorocaba.
Oficializada a transferência do imóvel, deverão ser iniciados os estudos que comporão o edital da primeira licitação, a da construção do edifício, de acordo com a área do imóvel a ser utilizada.
Vencida esta etapa, será iniciado o estudo preliminar de engenharia e arquitetura e, na seqüência, baseado neste estudo, será desenvolvido todo o projeto executivo de arquitetura e engenharia. Após, acontece o levantamento econômico-financeiro do projeto, que definirá o valor de referência para a implantação deste Posto.
Todas essas informações vão compor o edital para a segunda licitação pública, a que escolherá a empresa que fará a implantação e a operação do Poupatempo Sorocaba.
“Há mais de 10 anos o Poupatempo é referência em atendimento de qualidade ao cidadão e o governo do Estado está expandindo o Programa para o Interior. Além de Sorocaba, mais 13 municípios terão um Posto Poupatempo”, diz Sidney Beraldo, Secretário de Estado de Gestão Pública.
O imóvel cedido pelo Município de Sorocaba à Secretaria de Gestão Pública tem área total de 3.542m². O Poupatempo Sorocaba deverá ocupar uma área de cerca de 2.000 m², e terá capacidade para realizar 65 mil atendimentos mensais.
O Posto deverá contar com serviços dos seguintes órgãos: Acessa São Paulo, Banco Nossa Caixa, Correios, Detran, e-poupatempo, Instituto de Identificação, Prefeitura Municipal, Secretaria do Emprego e Secretaria da Fazenda.
Modelo de implantação
O Poupatempo Sorocaba será viabilizado nos mesmos moldes do Posto Bauru, inaugurado em 2006. Ficarão a cargo da empresa contratada pela licitação pública todas as intervenções e obras para a implantação do Posto, bem como sua gestão. Assim, a empresa terá sob sua responsabilidade a prestação de serviços de atendimento, recepção, orientação e informação, que serão realizados por equipe contratada pela mesma e por funcionários públicos, que realizarão funções específicas dos servidores públicos, como a de papiloscopista.
A prestação de serviços continuará sendo responsabilidade dos Órgãos Públicos, como acontece hoje, e à Prodesp/Poupatempo caberá a gestão da qualidade a fim de manter o Padrão Poupatempo de atendimento.
Plano de Expansão do Programa Poupatempo
Em outubro de 2007 o Governo do Estado de São Paulo anunciou o Plano de Expansão do Poupatempo, que além da entrega dos Postos Santos, Osasco e São José do Rio Preto, prevê a instalação de 11 novas Unidades, nos municípios Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Franca, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Sorocaba, Taboão da Serra e Taubaté.
Essas 11 novas unidades estão dimensionadas especificamente para atender a demanda de cada um desses municípios, oferecendo cerca de 50 serviços públicos mais procurados pela população, como RG, Carteira de Trabalho e Renovação de CNH, além de acesso gratuito à internet, serviços que correspondem a cerca de 70% da demanda atual nos Postos Poupatempo.
Somente com o final desta primeira fase, a capacidade diária de atendimento do Programa Poupatempo será ampliada em 50%, passando dos atuais 95 mil atendimentos para mais de 142 mil atendimentos por dia.
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação
Do Poupatempo
06/04/2008
Artigos Relacionados
União cede imóvel para funcionamento de creche
União cede imóvel do extinto IBC para instalar incubadora industrial no Paraná
Ministério do Planejamento cede imóvel para construção de habitações para população de baixa renda
Governo escolhe imóvel para instalar Poupatempo em Franca
Estado recebe propostas de imóvel para instalação do Poupatempo em Franca
Assinado contrato para o Poupatempo Sorocaba