Souto reivindica financiamentos para a agricultura da Bahia
Segundo Souto, os produtores de Irecê virão a Brasília, nos próximos dias 3 e 4 de setembro, para aprofundar os primeiros entendimentos que já tiveram com o ministério. Ele lembrou que a lavoura de feijão é muito vulnerável aos períodos de seca na região, trazendo quebra de safra, e argumentou que, sem financiamentos, não é possível haver produção nem de feijão nem de qualquer outro produto.
Como exemplo bem sucedido de parceria entre os governos federal e da Bahia para desenvolver a agricultura no estado, Paulo Souto citou as medidas para recuperação da lavoura cacaueira, que está em crise desde 1993, por causa da praga da vassoura de bruxa. O programa foi anunciado na última sexta-feira (dia 24), durante visita do presidente Fernando Henrique Cardoso ao Centro de Pesquisas do Cacau (Ceplac), com sede em Ilhéus (BA).
O senador pela Bahia lembrou que o Ceplac identificou tipos de sementes híbridas ou clonadas de cacau, resistentes à praga, abrindo caminho para um programa de financiamento do Banco do Brasil com juros reduzidos, garantindo recursos para os produtores. "Embora a Bahia já tenha diversificado sua agricultura, o cacau continua tendo grande relevância", concluiu Paulo Souto.
28/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Souto pede solução para conflito de terras no sul da Bahia
Paulo Souto apela para investimento em plantio de cacau transgênico na Bahia
SOUTO PEDE MAIS RECURSOS PARA O CACAU E ENALTECE OBRAS NO ESTADO DA BAHIA
PAULO SOUTO QUER ATENÇÃO PARA A REFORMA TRIBUTÁRIA E PARA OS PROBLEMAS DA BAHIA
Souto enaltece programa de saneamento da Bahia
PAULO SOUTO DESTACA DESCOBERTA DE GÁS NA BAHIA