SP Contra o Crime vai ampliar efetivo das polícias Civil e Científica



Programa foi anunciado na última semana pelo governador Geraldo Alckmin

O Governo de São Paulo vai ampliar o efetivo das polícias Civil e Científica em todo o Estado. A ação faz parte do programa Sâo Paulo Contra o Crime, lançado na última semana pelo governador Geraldo Alckmin. O objetivo é aumentar a resolutividade dos crimes. O programa prevê também a criação do Deinter 10 e um convênio com o Instituto Sou da Paz para melhorar a gestão policial. "Faremos uma verdadeira revolução, com aumento de 60% nos recursos humanos da Polícia Técnico-Científica", afirmou Alckmin. 

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, serão criadas na Polícia Civil 129 vagas de delegados, 1.075 de escrivães, 1.384 de investigadores e 217 de agentes policiais. Já na Polícia Técnico-Científica, um projeto de lei amplia o quadro de servidores, criando 1.865 cargos entre peritos, médicos legista, administrativo e auxiliares. O custo da medida será de R$ 170 milhões por ano.

ASSISTA AO VÍDEO
Polícia Técnico-Científica de SP é referência na América Latina 

"Essas ações têm vias administrativas de estrutura, basicamente com reforço de recursos humanos, especialmente na Polícia Civil e na Polícia Técnico-Científica, mas mais do que isso, em termos principais, uma ação que é inédita para nós em São Paulo", explicou o secretário.

Reestruturação

Também estão inclusas nas ações estratégicas as reestruturações de dois departamentos da Polícia Civil, o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) e Decade (Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas) e a alteração estrutural organizacional do DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa).

Com a reestruturação, o Decade vai ampliar a Deatur (Divisão Especial de Atendimento ao Turista) com vistas à realização da Copa do Mundo em 2014. A medida também irá transferir a Delegacia de Latrocínio do DHPP para o Deic. "Nós queremos evidentemente com essas ações, que se iniciam a partir de hoje, buscar um trabalho ao longo do tempo que represente um enfrentamento maior naqueles crimes que mais impactam na segurança", afirmou Grella.

Parceria 

Como parte do Programa São Paulo Contra o Crime, o Governo do Estado firmou parceria com o Instituto Sou da Paz, que desenvolverá um plano de metas para melhoria de gestão e bonificação aos policiais, a fim de reduzir os índices de criminalidade. "Queremos metas bem objetivas para atingir tanto os crimes contra a vida, homicídio, latrocínio, quanto os crimes ao patrimônio, e com o auxílio da sociedade civil", disse Alckmin. 

Do Portal do Governo do Estado


05/26/2013


Artigos Relacionados


Polícias Técnico-Científica e Civil contarão com mais 218 novos policiais

Alckmin elogia ação da Polícia Civil contra o crime organizado

Justiça Militar deverá julgar crime doloso contra a vida de civil no caso de abate de aeronave

Efetivo da Polícia Civil no RJ continua o mesmo desde a década de 70

Ingleses querem ampliar cooperação científica com o Brasil

Polícias Militar e Civil unidas na capacitação dos profissionais