SP e Intel fazem parceria para capacitar professor
Educadores ganharão dois cursos de informática; iniciativa atingirá escolas de 5ª a 8ª e de Ensino Médio
A Secretaria de Estado da Educação e a Intel lançaram nesta quinta-feira, 9, parceria para oferecer a pelo menos cerca de 70 mil professores estaduais cursos de informática. Chamada de Programa de Formação em Tecnologia para Professores, a iniciativa, assinada entre a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, e o chairman da Intel Corporation, Craig Barrett, já começará agora em outubro.
Inicialmente, 91 professores-coordenadores (um para cada Diretoria de Ensino) serão capacitados. Cada um dos 91 deverá capacitar 16 professores, chegando a 4.368 profissionais. Mais uma vez os profissionais capacitados terão obrigação de qualificar outros 16, atingindo o número de 69.888. Os interessados deverão procurar suas respectivas Diretorias de Ensino.
A missão de cada professor ou professor-coordenador será obrigatória para que ganhem o certificado de conclusão (além de completar os cursos com 80% de freqüência, preencher as avaliações e receber do professor mediador um parecer satisfatório de aproveitamento). O objetivo é que a medida atinja o maior número possível de professores. A expectativa é que os cerca de 70 sejam capacitados até o fim de 2009.
A Secretaria não terá qualquer gasto com o programa, o mesmo acontecendo com os professores. Serão dois tipos de cursos: Fundamentos Básicos - que visa a inclusão digital - e Essencial - voltado para aqueles que já possuem conhecimentos em informática e pretendem se aprimorar.
O curso de Fundamentos Básicos terá duração de 32 horas, das quais 24 horas serão presenciais_ as demais serão desenvolvidas por meio de atividades on-line. Será dividido em 12 módulos voltados para iniciação de técnicas digitais e para o uso educacional da tecnologia da informação.
Já o curso Essencial terá duração de 40 horas, das quais 8 horas serão presenciais e as demais on-line. Será dividido em 8 módulos sobre a melhoria no processo de ensino e aprendizagem digital, com uso de ferramentas de comunicação. Ao final do curso o participante deverá apresentar um portfólio sobre uso da tecnologia em sala de aula. As atividades propostas durante o curso, bem como os projetos que surgirão ao longo da capacitação, poderão ser aplicados na escola em que o participante leciona.
"Além da oportunidade de adquirirem conhecimentos importantes na área de informática, nossos professores aprenderão também a trabalhar com a tecnologia na sala de aula. Não há como ignorar a influência da era digital na educação. Precisamos, portanto, fazer uso desta ferramenta para aprimorar os métodos de ensino", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
Os professores interessados devem procurar sua Diretoria de Ensino correspondente para efetuar a inscrição. "Cada escola de 5ª a 8ª e de Ensino Médio terá um profissional formado e habilitado para multiplicar o conhecimento", diz a secretária Maria Helena.
Da Secretaria da Educação
10/09/2008
Artigos Relacionados
Educação e Intel fazem parceria para beneficiar professor
Estado e Intel fazem parceria para beneficiar professor
Petrobras Distribuidora e Intel firmam parceria na área tecnológica
Conanda e Banco do Brasil renovam parceria para capacitar conselheiros
Programa Começar de Novo fecha parceria para capacitar presos e ex-detentos
Parceria vai capacitar agentes públicos sobre diversidade sexual