SP terá 40 centros de triagem para resíduos urbanos
Programa Dê a Mão para o Futuro prevê modelos de coleta e reciclagem
O Governo do Estado, em parceria com a iniciativa privada, vai implantar 40 centros de triagem para resíduos urbanos em 35 municípios, até o próximo ano. A ação faz parte do programa Dê a Mão para o Futuro que prevê modelos de coleta e reciclagem de embalagens com vistas ao tratamento pós-consumo de itens de limpeza, higiene pessoal, perfumaria, cosméticos e alimentos industrializados, com base na chamada logística reversa.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
O programa atua por meio do conceito de responsabilidade compartilhada, com a participação da indústria, comunidade local, associações de catadores de material reciclável e o Governo. O objetivo é a obtenção de resultados em conformidade com as exigências da Política Estadual de Resíduos Sólidos e da Política Nacional de Resíduos Sólidos .
Inicialmente, a equipe do projeto faz um diagnóstico da cidade e das cooperativas em funcionamento e avalia a possibilidade de adesão ao Programa. Depois, oferece equipamentos e capacitação às cooperativas, enquanto a prefeitura colabora destinando o local de instalação e os caminhões com motoristas para fazer a coleta. Paralelamente, é realizado trabalho de conscientização da comunidade a respeito da importância da coleta seletiva.
A iniciativa beneficiará, ainda neste ano, 20 municípios, com a instalação de 22 centrais de triagem. Em 2014, outras 15 cidades participarão da iniciativa, recebendo 18 centrais.
Do Portal do Governo do Estado
09/18/2013
Artigos Relacionados
Governo vai implantar 40 centros de triagem para resíduos urbanos
Meio Ambiente: Ferraz de Vasconcelos e Poá ganham centros de triagem de material reciclável
Meio Ambiente: Ferraz de Vasconcelos e Poá ganham centros de triagem de material reciclável
Meio Ambiente: Ferraz de Vasconcelos e Poá ganham centros de triagem de material reciclável
Meio Ambiente: Centros de Triagem de Materiais Recicláveis entregues em Ferraz de Vasconcelos e Poá
Arthur Virgílio propõe debate sobre deslocamento de voos para aeroportos distantes de grandes centros urbanos