SP terá a terceira fábrica brasileira da Toyota
Anuncio foi feito pelo governador José Serra nesta terça-feira, 15, após receber comitiva da empresa no Palácio dos Bandeirantes
O governador José Serra anunciou nesta terça-feira, 15, no Palácio dos Bandeirantes, que São Paulo foi o Estado escolhido para receber mais uma fábrica da Toyota no Brasil – a terceira em solo paulista. Desta vez, a Toyota investirá em Sorocaba, no oeste do Estado, onde a empresa deve produzir até 150 mil veículos por ano com a criação de ao menos 2.500 empregos diretos.
“A montadora vai estimular que venha para o Brasil os seus fornecedores. Ainda é difícil prevermos, mas calculo que somente de empregos indiretos sejam mais de cinco mil”, observou o governador Serra, na tarde desta terça-feira, após receber uma comitiva da empresa, liderada pelo diretor-presidente da Toyota no Brasil, Shozo Hasebe.
“A fábrica de Sorocaba vai responder por 10% do que a indústria paulista produz hoje. Isso vai gerar emprego, negócios e receita tributária sadia, que vem não do aumento da carga tributaria, mas sim do aumento da atividade econômica”, completou.
Os investimentos para a nova planta da montadora não foram divulgados. Estima-se que esse montante oscile entre US$ 750 milhões e US$ 1 bilhão. Trata-se do primeiro grande investimento viabilizado com a participação da Secretaria de Desenvolvimento, criada na gestão Serra para promover o desenvolvimento sustentável e coordenar as políticas de atração de recursos.
A queda de braço para garantir a instalação da empresa em São Paulo começou no final de 2006. Os técnicos da pasta comandada pelo vice-governador Alberto Goldman reforçaram o potencial paulista no cenário da economia nacional, como o maior parque industrial do Brasil e mais de 31% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. Além disso, o decreto assinado pelo governador Serra que regulamentou o Programa ProVeículo pesou na decisão dos diretores da montadora, que analisava propostas do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Paraná e Pernambuco.
Pelo decreto, as montadoras paulistas do setor poderão utilizar os créditos acumulados de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) que vierem a ser apropriados até 30 de novembro de 2010 para custear projetos de modernização de suas plantas industriais, construção de novas fábricas, desenvolvimento de novos produtos e ampliação dos negócios em São Paulo. Ao mesmo tempo, a iniciativa torna a indústria automotora uma parceira das políticas sociais do governo, uma vez que as empresas que aderirem ao ProVeículo vão participar do programa Jovem Cidadão - Meu Primeiro Trabalho. “Devem ter acontecido mais de 200 reuniões desde o início do processo. Penso que esse, talvez, tenha sido um elemento importante na escolha da empresa”, reforçou Serra.
Outro fator decisivo na escolha por São Paulo foi a criação do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. A iniciativa busca fomentar a pesquisa e a inovação tecnológica dando suporte ao desenvolvimento de atividades empresariais.
A gestão Serra prevê a implantação de dez desses parques no Estado em cidades como Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos, Piracicaba e São Paulo.
Serra lembrou ainda que a Fatec (Faculdade de Tecnologia) e a Etec( Escola Técnica) de Sorocaba serão ampliadas para atender a demanda de mão de obra da empresa. “Muitas vezes as empresas cooperam com máquinas e equipamentos. O Estado entra recursos para pagamento de salário dos professores”, comentou.
Toyota em São Paulo
Há dez anos, a Toyota inaugurou um fábrica em Indaiatuba na Região Metropolitana de Campinas (RMC), onde produz o sedã Corolla e a perua Fielder. No bairro do Ipiranga, na capital, a montadora inaugurou em 1958, a primeira fábrica da Toyota fora do Japão, onde produzia o Land Cruiser, primeiro utilitário Toyota lançado no mercado brasileiro. Quatro anos depois, a fábrica mudou para São Bernardo do Campo. A partir daí, a Toyota substitui a linha Land Cruiser pelo jipe Bandeirante, equipado com motor a diesel, tração nas quatro rodas e disponível nas versões jipe e camioneta de carga e de uso misto.
Localização
A nova planta da Toyota do Brasil será construída entre os quilômetros 91 e 93 da Rodovia Castelo Branco numa área de 3,7 milhões de metros quadrados. A previsão é que a empresa inicie a produção em 2011 de modelos compactos ainda não definidos. “Nessa nova planta serão fabricados, sobretudo, veículos para atender o mercado nacional”, afirmou Goldman.
A fábrica vai integrar o Parque Tecnológico de Sorocaba, que será implantado pela prefeitura e está em fase de pré-credenciamento pela Secretaria de Desenvolvimento. Com isso, Sorocaba entra para o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. “Sorocaba já tem desenvolvimento e o Parque na cidade vai impulsionar esse desenvolvimento”, disse o governador.
Como contrapartida aos investimentos, o governo estadual construíra até dezembro do próximo ano um trevo no quilômetro 93. Há previsão ainda da criação de um Centro Tecnológico de Ensino e Formação de mão-de-obra no interior do Parque de Sorocaba, bem como a instalação, até dezembro de 2009, de uma base operacional do Corpo de Bombeiros e outra da Polícia Militar na mesma região.
Já a prefeitura prevê inaugurar o Centro de Coordenação de Incubadoras de Empresas; Condomínio Empresarial I e II; laboratórios, instalações de ensino e capacitação e uma biblioteca. A prefeitura também desapropriou uma área de 400 mil metros para atender a necessidade da criação do Parque Tecnológico da cidade.
Participaram da audiência os secretários estaduais Aloysio Nunes (Casa Civil), Franscico Vidal Luna (Economia e Planejamento), além do vice-governador Alberto Goldman
Cleber Mata
07/15/2008
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