César Borges lamenta que a Bahia tenha perdido fábrica da Toyota para SP



O senador César Borges (PR-BA) lamentou, em pronunciamento nesta terça-feira (15), que a montadora automotiva Toyota tenha anunciado a instalação de uma fábrica no município de Sorocaba (SP), pondo fim a uma expectativa da Bahia e de outros estados do Nordeste de sediar essa nova unidade industrial.

Segundo ele, o fechamento da questão sobre a fábrica reforça a tese de que "a atração gravitacional econômica de São Paulo é muito forte e que, caso não haja uma política fiscal diferenciada que possa empurrar as indústrias para os estados do Nordeste, dificilmente teremos como comemorar investimentos da ordem de R$ 700 milhões, como é esse da Toyota".

Para César Borges, uma forma de reduzir a desigualdade em relação ao Nordeste e a estados periféricos seria a adoção, na discussão da reforma tributária, de uma nova política de incentivos fiscais que preveja definitivamente a desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e de outros impostos e contribuições federais.

Em reforço a essa pretensão, o senador lembrou ter sido por meio de uma lei especial de concessão de incentivos fiscais que a Bahia conseguiu que a Ford se instalasse em seu território. A propósito, pediu a prorrogação do regime fiscal criado especialmente para a Ford na Bahia, que expira neste ano.



15/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta lamenta que Cachoeiro do Itapemirim tenha perdido verbas para vila olímpica

"Bahia perdeu fábrica da Toyota por incompetência do governo petista", afirma Antonio Carlos Júnior

César Borges alerta para escalada de assassinatos na Bahia

César Borges alerta para epidemia de dengue na Bahia

César Borges cobra pólo têxtil para a Bahia

César Borges critica campanha do PT para o governo da Bahia