SP vai firmar parceria para internação involuntária de dependentes químicos



Ação conjunta com Poder Judiciário, Ministério Público e OAB foi anunciada nesta quinta

00:00 / 00:00

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, 3, que a internação involuntária de dependentes químicos deve ser implantada nos próximos dias em São Paulo. A ação será realizada em parceria com o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), por meio da Comissão Antidrogas. Um plantão será criado no Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas) para atender casos emergenciais que necessitem de intervenções imediatas.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Após receber o primeiro atendimento, o dependente químico será avaliado por médicos que vão oferecer o tratamento adequado. Caso o dependente não queira ser internado, o juiz poderá determinar a internação imediata (desde que os médicos atestem que a pessoa não tenha domínio sobre sua saúde e condição física).

LEIA TAMBÉM
SP ganha serviço especializado em grávidas dependentes químicas
Missão Belém ajuda a resgatar dependentes químicos 

"Estamos avançando; essa é uma tarefa permanente. Temos consciência do problema, que já melhorou muito. Estamos reduzindo o número [de dependentes nas ruas] e vamos continuar, de um lado com as equipes de abordagem e de outro a internação, agora com juiz, promotor e advogados para os casos mais graves", disse o governador.

O secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, salientou que a parceria com a associação de ajuda humanitária Missão Belém tem auxiliado na melhora dos resultados. "A Missão Belém, durante o mês de dezembro, começou um trabalho de abordagem e convencimento para internação voluntaria das pessoas. Foram cerca de 300 pessoas que já aceitaram até agora e essa ação que o governador anuncia é mais um esforço que se soma aos demais".

Operação Centro Legal

Desde janeiro de 2012, a Operação Centro Legal -, que reúne órgãos públicos estaduais e municipais de diversas áreas para ações coordenadas na região da Nova Luz - realizou mais de 150 mil abordagens sociais e de saúde, que resultaram na internação voluntária de 1.363 dependentes químicos e mais de 13 mil encaminhamentos para abrigos e albergues.

Do Portal do Governo do Estado



01/03/2013


Artigos Relacionados


Humberto Costa critica internação involuntária para tratamento de dependentes químicos

Internação involuntária de dependentes começa segunda em SP

Entenda o que é a internação compulsória para dependentes químicos

Ana Amélia defende internação compulsória para dependentes químicos

Governo assina termos de cooperação para acelerar internação de dependentes químicos

Audiência pública debaterá internação compulsória de dependentes químicos