STF decide na próxima semana forma de votação dos vetos presidenciais



O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) realiza na próxima quarta-feira (27) sessão para analisar a forma de votação dos mais de três mil vetos presidenciais pendentes de análise por parte do Congresso Nacional. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do tribunal na tarde desta sexta-feira (22).

A mais recente polêmica sobre os vetos teve início em dezembro de 2012, impossibilitando a votação, pelo Congresso, do Orçamento da União para 2013, o que até agora não ocorreu.

O próprio presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que também preside o Congresso Nacional, afirmou nesta semana que esperaria decisão formal sobre o assunto para que o cronograma de votações dos vetos e da peça orçamentária seja definido.

Também nesta semana, Renan e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), reuniram-se com o ministro do STF Luiz Fux, autor da decisão liminar que obriga o Congresso a votar os vetos em ordem cronológica. Dias depois, Fux liberou o processo para ser decidido pelo pleno do Supremo.

O processo é o nono item da pauta de votações do STF na quarta-feira (27), em reunião que será iniciada às 14h. Caso não seja apreciado nesse dia, o processo entra automaticamente na pauta do dia seguinte.

Classificação dos vetos pode acelerar decisão do Congresso



22/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adiado exame de vetos presidenciais para a próxima semana

Garibaldi adia votação dos vetos para próxima semana

Garibaldi adia votação de vetos para próxima semana

Sessão plenária com votação de vetos será na próxima semana

Forma de análise de vetos presidenciais pelo Congresso poderá ser alterada

Começa votação de vetos presidenciais no Congresso