Suassuna aponta causas da violência no país
Ao comentar as rebeliões em 29 presídios, "assistidas por uma população perplexa e assustada", Suassuna disse que "nem sendo super-homens" os juízes conseguiriam aplicar a Justiça com rapidez. Ele lembrou que milhões de processos aguardam julgamento, ressaltando que a ritualística foi feita para retardar as decisões.
- Tudo é melhor quando a Justiça é aprimorada. É preciso cuidar dos Códigos - um deles tramita há 12 anos no Congresso. É preciso cuidar da formação do advogado, como alertou o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) - afirmou.
O sistema penitenciário, na avaliação de Suassuna, está completamente corrompido e as prisões são verdadeiras universidades do crime.
- Não poderiam ter misturado guerrilheiros treinados com marginais comuns. Hoje, o crime organizado domina setores da polícia - lamentou.
Em aparte, o senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) lembrou que, antes da "universidade do crime" , existe a escola imposta às camadas mais pobres da população pela crueldade de uma organização social. Ele lembrou que em cinco anos o número de detentos no Brasil dobrou, acrescentando que "não há prisão que dê jeito nisso".
Na avaliação de Suassuna, é preciso que a sociedade una forças para rever o sistema educacional, a Justiça, a polícia e procurar fortalecer a estrutura da cidadania. "A começar pelas lideranças, que têm dado mau exemplo", assinalou.
20/02/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
SUASSUNA PROTESTA CONTRA A VIOLÊNCIA NO PAÍS
Alvaro Dias aponta aumento da violência no país
Mão Santa diz que nunca se mentiu tanto no país e aponta crescimento da violência
JOÃO ALBERTO APONTA CAUSAS DA CRIMINALIDADE
Ministro da CGU aponta principais causas da corrupção no Brasil
VALADARES APONTA CAUSAS PARA IMPOPULARIDADE DO PRESIDENTE