Alvaro Dias aponta aumento da violência no país



O aumento do número de crimes no país em 2012, de acordo com levantamento feito pelas secretarias de segurança dos 27 estados, publicado neste domingo pelo jornal O Estado de S. Paulo, foi lamentado nesta segunda-feira (4) em Plenário pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR). Ele observou que os dados apresentam um crescimento, no ano passado, de 7,6% no número de homicídios no Brasil, em relação a 2011.

Alvaro Dias chamou atenção para o fato de que o número de assassinatos ocorridos em 2012 é o maior da série histórica desde 2008. Segundo ele, houve 50.108 casos de assassinatos no Brasil em 2012, incluindo-se homicídios dolosos (47.136), assaltos seguidos de morte (1.810) e lesão corporal seguida de morte (1.162).

O parlamentar observou ainda que os estados do Norte e Nordeste seguem liderando o ranking de homicídios no Brasil: Alagoas com 61,8 casos por 100 mil habitantes, seguido de Ceará (42,5), Bahia (40,7) e Sergipe (40).

— O Brasil ocupa o 7º lugar entre os países mais violentos. As mais de 50 mil mortes por homicídios são duas vezes mais do que a média de baixas em um ano de guerra entre Rússia e Chechênia. Portanto, no Brasil mata-se mais do que em países em guerra — disse.

Espionagem

Na primeira parte de seu discurso, Alvaro Dias comentou reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, revelando ações de espionagem de diplomatas estrangeiros no Brasil realizadas pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Na avaliação de Alvaro Dias, a notícia demonstra o exagero das críticas que a presidente Dilma Rousseff fez acerca das atividades da NSA (Agência de Segurança  Nacional, em Português) dos Estados Unidos, desenvolvidas no Brasil e no mundo.

— Creio que a postura da presidente Dilma não tenha sido adequada, portanto, já que o nosso país não tem autoridade, nesta hora, para fazer acusações tão fortes como a que fez, se adota a mesma postura em relação a outros países — afirmou.



04/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias responsabiliza governo federal pelo aumento da violência no país

Alvaro Dias prevê aumento da violência também no campo

Alvaro Dias aponta caos institucional no país

Alvaro Dias prevê prejuízos ao país com aumento da taxa de juros

Alvaro Dias aponta desorganização institucional do país e defende reforma política

Alvaro Dias culpa governo pelo crescimento da violência no país