Suassuna defende a proposta da Rússia para fornecimento de supersônicos
O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) considerou a proposta apresentada pela Rússia, para fornecimento dos 16 aviões-caça supersônicos de que a Aeronáutica precisa, como a melhor que o Brasil recebeu até agora. Segundo ele, o Sukhoi 35 é um avião supersônico mais avançado do que os caças franceses ou nort6e-americanos que estão sendo oferecidos.
- Além disso, o pacote custa R$ 700 milhões, ou seja, R$ 50 milhões mais barato do que as demais opções - disse.
Segundo Ney Suassuna, a compra deverá ser feita no primeiro semestre de 2004, para que o governo brasileiro possa consertar as injustiças que têm sido feitas com a Aeronáutica, cujo trabalho de patrulhar os céus de um país continental como o Brasil é fundamental para sua segurança nacional.
O senador pela Paraíba ressaltou que a Rússia está disposta a oferecer vantagens comerciais e tecnológicas ao Brasil, tais como a instalação de um centro avançado de manutenção e operação dos caças supersônicos, para transferir essa tecnologia ao Brasil. Segundo ele, esse negócio pode resultar numa grande dinamização de trocas entre os dois países, sobretudo no campo de tecnologias sensíveis, em que o Brasil está bem menos desenvolvido do que a Rússia.
Ao finalizar seu pronunciamento, Ney Suassuna afirmou que as autoridades brasileiras não devem recuar diante das pressões que certamente será exercidas pelos Estados Unidos, França e Suécia para ganhar essa licitação.
- Não podemos perder essa oportunidade de dominar, de maneira soberana, a avançada tecnologia aeronáutica, através desse negócio celebrado com a Rússia.
29/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suassuna defende a aprovação de proposta do governo federal para área de saneamento
Rússia revoga restrição temporária a fornecimento de carne por cinco frigoríficos brasileiros
Presidente da CRE, Azeredo vê vantagens na proposta sueca para fornecimento de caças ao Brasil
Senadores ouvem proposta da Suécia de fornecimento de aviões ao Brasil
PROPOSTA DE SUASSUNA SOBRE ISENÇÃO DE IPI PARA INDÚSTRIAS DE INFORMÁTICA
EMPRÉSTIMO É NECESSÁRIO PARA RJ, DEFENDE SUASSUNA