Senadores ouvem proposta da Suécia de fornecimento de aviões ao Brasil



Foi realizada na manhã nesta quinta-feira (1º) audiência pública conjunta das comissões de Relações Exteriores (CRE) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) com autoridades da Suécia, para discutir proposta de fornecimento pela empresa sueca Saab de 36 aviões de combate para a Força Aérea Brasileira (FAB). O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), presidente da CRE, coordenou o encontro.

Participaram da reunião o secretário de Estado da Defesa da Suécia, Hákan Jevrell; o Chefe da Divisão de Assuntos Militares do Ministério da Defesa da Suécia, Hákan Nilsson; o Presidente Mundial da Empresa Saab, Ake Svensson; e o Encarregado de Negócios da Embaixada da Suécia, Christian de Filippi.

A licitação, que deve chegar a R$ 10 bilhões, ganhou destaque na imprensa quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, na presença do presidente da França, Nicolas Sarkozy, que o Brasil iria adquirir caças franceses Rafale, que disputam a concorrência com o F 18, da americana Boeing, e o Grippen, da Saab. Americanos e suecos, então, aprofundaram suas propostas de transferência de tecnologia, uma vez que o resultado da licitação ainda não foi oficializado.

Mais informações a seguir



01/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente da CRE, Azeredo vê vantagens na proposta sueca para fornecimento de caças ao Brasil

Senadores ouvem nesta terça-feira embaixador do Brasil no Equador

Senadores ouvem Ana de Hollanda

Comissões ouvem proposta de empresa sueca sobre aquisição de aeronaves

Senadores da CAE ouvem Ministro do Desenvolvimento

Suassuna defende a proposta da Rússia para fornecimento de supersônicos