Suassuna defende biodiesel como alternativa viável e econômica



As recentes restrições impostas pelo governo da Bolívia para a exploração de gás natural pela Petrobras levaram o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) a propor uma nova reflexão sobre a matriz energética nacional. Na sua opinião, uma alternativa viável, rentável e econômica nesta área é representada pelo biodiesel, combustível produzido a partir de óleos vegetais, como o da mamona, que deverá ajudar na substituição do óleo diesel importado pelo país.

Suassuna lembrou que o diesel importado responde por 15% do consumo interno. Além de aliviar as contas externas brasileiras, o biodiesel guardaria um trunfo ambiental: contribuir para a redução de monóxido e dióxido de carbono e de dióxido de enxofre na atmosfera, gases liberados pela queima de combustíveis derivados do petróleo.

- Também se trata de uma forma digna de assistir aos nordestinos e contribuir para a prosperidade econômica da região - acrescentou, destacando a adesão da Paraíba ao projeto.

Em aparte, o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) defendeu a criação de uma empresa pública destinada a cuidar exclusivamente do biodiesel. O senador Romeu Tuma (PFL-SP) também considerou a proposta interessante, mas alertou o governo para não incorrer nos mesmos erros que inviabilizaram o Pró-Álcool.

11/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alberto Silva diz que biodiesel é alternativa econômica para o Nordeste

USP: Soja é a matéria-prima mais viável para produzir biodiesel

ODACIR DEFENDE COOPERATIVA COMO ALTERNATIVA DE CRÉDITO

PATROCÍNIO DEFENDE PROÁLCOOL COMO ALTERNATIVA PARA COMBATE AO DESEMPREGO

SUASSUNA DEFENDE MOBILIZAÇÃO DO CONGRESSO PARA COMBATER A CRISE ECONÔMICA

Simon defende nome de Itamar como alternativa na disputa pela Presidência da República