Alberto Silva diz que biodiesel é alternativa econômica para o Nordeste
Desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará em conjunto com a Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU), à época presidida pelo senador, o biodiesel conta, atualmente, com o apoio da Embrapa, do ministério da Reforma Agrária e da Universidade Federal do Piauí. O combustível resultante é renovável, ecologicamente correto e tem uma viscosidade maior. Para ser utilizado, precisa ser misturado na proporção de 20% de biodiesel para 80% de diesel comum.
As usinas transformadoras de óleo de mamona, explicou Alberto Silva, serão implantadas pela iniciativa privada e poderão contar com linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nos próximos 60 dias, disse, estará sendo montada uma usina modelo na Univesidade Federal do Piauí com o intuito de atrair investidores.
O Projeto Biodiesel, destacou o senador, pode estimular o cultivo conjugado de feijão e mamona. Nos períodos de seca, apenas a colheita de feijão estará ameaçada. Ele disse também que o biodiesel pode ser viável com o auxílio do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
23/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alberto Silva propõe alternativa para agilizar a reforma agrária
Alberto Silva: o biodiesel é a grande solução para o país
Alberto Silva diz que biodiesel é solução para sem terra no Brasil
Alberto Silva aproveita MP do biodiesel para defender produção do combustível
Suassuna defende biodiesel como alternativa viável e econômica
Alberto Silva negocia implantação do Biodiesel