Suassuna defende presídios federais para combater a violência



A construção de presídios federais foi defendida nesta terça-feira (10) pelo senador Ney Suassuna (PMDB-PB). Ele manifestou sua satisfação pelo fato de o candidato à Presidência da República José Serra, em entrevista concedida pela manhã, destacar a importância dessa medida para o combate à violência, lembrando que já apresentou proposta neste sentido.

O senador protestou contra a atual situação, onde os presídios de segurança máxima, como Bangu I, II e III foram transformados em -quartel-general das quadrilhas-. Ele lembrou que, nesta semana, a mídia divulgou a gravação de um telefonema de um dos presos encomendando um míssil de guerra.

- Temos que tirar os bandidos que usam celular daqueles presídios e colocá-lo nos cafundós do Judas. Por isso, meu projeto destina recursos do orçamento para construção de presídios agrícolas - disse o senador.

Suassuna apontou ainda como um equívoco da legislação a inimputabilidade dos menores de 18 anos. Ele ressaltou que as quadrilhas têm-se prevalecido disso.

- Toda vez que eles matam alguém, o culpado sempre é o menor - protestou o senador.

O senador também apontou como falha da legislação a fixação de uma pena máxima de 30 anos -tanto para quem mata um como para quem mata dez-. Suassuna considera essa limitação absurda e propôs que, a exemplo do que já fizeram os espanhóis, o Brasil também adote a duplicação da pena, de acordo com o crime cometido.

Em aparte, o senador Edison Lobão (PFL-MA) admitiu que o aparelho policial não tem condições de conter a violência. Ele entende que se não fossem as religiões, com destaque para católicos e evangélicos, a sociedade brasileira -viveria mergulhada em absoluto caos-.



10/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUASSUNA DEFENDE MOBILIZAÇÃO DO CONGRESSO PARA COMBATER A CRISE ECONÔMICA

CDH defende recursos para combater a violência

SUPLICY DEFENDE AÇÃO SOCIAL PARA COMBATER VIOLÊNCIA

Osmar Dias defende escola integral para combater violência

JOÃO ALBERTO DEFENDE INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO PARA COMBATER A VIOLÊNCIA

SÉRGIO MACHADO DEFENDE NOVO URBANISMO PARA COMBATER VIOLÊNCIA