Suassuna diz que maior homenagem do Congresso será garantir mais recursos para a FAB



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) disse, durante pronunciamento em homenagem ao Dia do Aviador, que a nova realidade mundial, imposta pelos atentados terroristas de 11 de setembro, impõe maiores dotações orçamentárias para a Aeronáutica. "Espero que a gratidão do Congresso Nacional para com a Força Aérea Brasileira (FAB) seja externada com um orçamento melhor para a Aeronáutica".

Os atentados terroristas, avaliou o senador, aumentaram não só a responsabilidade dos aviadores civis, mas também dos militares, uma vez que são os pilotos da FAB que têm responsabilidade pelo patrulhamento do espaço aéreo brasileiro. "E para isso, os militares precisam de melhores equipamentos", acrescentou. Suassuna disse ainda que metade das 800 aeronaves da Aeronáutica brasileira estão paradas por falta de peças. Em aparte, o senador Eduardo Suplicy também salientou a importância dos aviadores na atual conjuntura mundial.

Suassuna defendeu ajuda financeira para a aviação civil, já que as companhias aéreas foram fortemente afetadas financeiramente pelos atentados. O senador informou que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), da qual é presidente, vem examinando formas de socorrer o setor.

Em aparte, o senador Edison Lobão (PFL-MA) expressou seu respeito pela aeronáutica. "O Brasil deve muito às Forças Armadas, ao patriotismo dos militares brasileiros", disse. Segundo Lobão, as Forças Armadas jamais quiseram o poder, e quando assumiram em 1964 foi para salvar a democracia no Brasil. O senador Iris Rezende (PMDB-GO) lembrou o importante papel de transporte de cidadãos desenvolvido pela Aeronáutica na época em que era difícil o acesso ao interior do país, por falta de estradas e ferrovias.

Também em aparte, o senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM) destacou a importância da FAB na integração da Amazônia. "A Amazônia só continua brasileira porque temos a FAB ao nosso lado", afirmou. Já o senador Sérgio Machado (PSDB-CE) chamou a atenção para os baixos índices de acidentes da Força Aérea Brasileira, um dos mais baixos do mundo. O senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) lembrou a participação de pilotos da FAB na segunda Guerra Mundial e o patrulhamento do litoral brasileiro feito por esses militares. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) elogiou a organização, seriedade e competência da FAB.

13/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Recomendações do TCU têm por objetivo garantir mais transparência e maior controle dos recursos

Jonas Pinheiro sugere convocar Congresso e garantir recursos emergenciais para as estradas

BB vai garantir 30% a mais de recursos para produtores na Safra 2011/12

Geraldo Magela diz que não há recursos para garantir mais subsídios à agricultura

Combate à corrupção é prioridade para garantir mais recursos à saúde

Para Osmar Dias, a maior homenagem a Jefferson Péres será dar seu nome ao Conselho de Ética