Suassuna elogia Jungmann por ação imediata contra seca nordestina



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) elogiou nesta quarta-feira (dia 30) em Plenário a rapidez e eficiência com que o ministro do Desenvolvimento Agrário Raul Jungmann, como ministro interino da Integração Nacional, está resolvendo os problemas da seca no Nordeste. Ele informou que Jungmann, apesar de pouco tempo à frente da pasta, esteve recentemente nas regiões mais atingidas pela estiagem e imediatamente autorizou a distribuição de 6 mil cestas básicas e a liberação de R$ 9 milhões para a contratação de carros-pipa.

Suassuna salientou que por muitas vezes critica o governo pela falta de ações no combate à seca nordestina, mas, desta vez, fez questão de ressaltar que o Executivo "finalmente acordou para o grave problema e está tomando uma atitude".

- Fiquei muito satisfeito com as ações do ministro Jungmann, que esteve há poucos dias em três estados do Nordeste, inclusive na Paraíba, viu os problemas da seca, coordenou uma rápida ação com os ministérios envolvidos, reuniu os governadores desses estados e fez uma verdadeira blitz - salientou o senador.

A situação na região do semi-árido é grave, informou o senador, com as populações passando fome e sede, pois não há água para desenvolver qualquer tipo de agricultura e o gado está morrendo por falta d"água. Ele acrescentou que o governo alocou recursos de R$ 25 milhões para atender essa situação emergencial, mas a quantia, na sua avaliação, "é muito pouca e só dará para atender às necessidades imediatas por dois meses." - A situação hoje é crucial, de vida ou de morte, pois a população, com fome, está invadindo até as escolas para pegar a merenda escolar, mas a ação do ministro Jungmann e do governo vem minimizar o problema - insistiu.

O senador pela Paraíba defendeu ainda a transposição do Rio São Francisco, a construção de novas barragens e adutoras e maiores investimentos do governo federal para solucionar de vez o problema da estiagem no Nordeste.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que somente com a instituição do Programa de Renda Mínima serão criados meios corretos e justos para combater os efeitos da seca. Já o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PSDB-RR), disse que o presidente Fernando Henrique Cardoso acertou ao designar Raul Jungmann para coordenar as ações do governo no combate à seca nordestina.

30/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUASSUNA PEDE MAIS AÇÃO CONTRA SECA NORDESTINA

SUASSUNA DESTACA MOBILIZAÇÃO NORDESTINA POR MEDIDAS CONTRA A SECA

Suassuna apela em favor das vítimas da seca nordestina

Suassuna cobra ação federal em municípios nordestinos afetados pela seca

SUASSUNA ELOGIA AÇÕES DO GOVERNO DA PARAÍBA DE COMBATE À SECA

JOSÉ IGNÁCIO COBRA AÇÃO IMEDIATA DA SOCIEDADE CONTRA AS DROGAS