Suassuna apela em favor das vítimas da seca nordestina



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) apelou em plenário, nesta terça-feira (dia 13), em favor de milhares de moradores de 14 cidades da Paraíba e de várias outras do sertão de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará que estão sofrendo com a seca. De acordo com ele, os flagelados dependem da água contaminada levada pelos carros-pipas para suas cidades. "A cidade de Serra Branca, na Paraíba, por exemplo, está há mais de dois anos sofrendo, sem abastecimento de água", lamentou o senador, que relatou o desespero da população e disse ter "vergonha de ser brasileiro" diante desse quadro.

- Falta dinheiro para providenciar água para o povo, mas para muitas outras bobagens não falta - disse, lembrando que as vítimas da seca contribuem com impostos e são tão merecedores da ação do Estado quanto todos os outros brasileiros.

Suassuna alertou para a precariedade da situação e para a insensibilidade da máquina burocrática. Ele criticou especificamente a burocracia dos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Integração Regional, que repassam muito lentamente as verbas para a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Segundo o senador, já estão faltando recursos até para os carros-pipa, apesar de eles serem uma solução ineficiente e provisória. A informação obtida junto aos Ministérios, afirmou, é a de que "falta verba, mas a solução está sendo agilizada". Ele lamentou a insensibilidade das autoridades e criticou a demora do governo em atender as cidades atingidas pela seca. "Duas semanas é muito tempo para quem está sem água", disse.

De acordo com Suassuna, os gastos governamentais para socorrer a população são irrisórios, ao contrário do que dizem os críticos. "Em 40 anos, a Sudene, que auxilia nove estados e 30 milhões de pessoas, gastou menos do que o que foi consumido pela construção da ponte Rio-Niterói", disse. Para ele, dois bilhões e meio de reais solucionariam definitivamente o problema, com a transposição das águas do Rio São Francisco.

- Não estamos pedindo esmolas, queremos receber o que temos direito, para que então possamos seguir por conta própria - afirmou o senador da Paraíba, avaliando que todo o país seria beneficiado com a solução para as secas nordestinas.

Na opinião de Suassuna, isso estancaria o fluxo migratório para o Sul do país, onde os nordestinos são tratados como "cidadãos de 2ª classe", e até diminuiria os gastos no combate à violência, que consumiu, só no ano passado, mais de 84 bilhões de reais.

13/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suassuna volta a pedir em favor das vítimas da seca

SUASSUNA DESTACA MOBILIZAÇÃO NORDESTINA POR MEDIDAS CONTRA A SECA

SUASSUNA PEDE MAIS AÇÃO CONTRA SECA NORDESTINA

Suassuna elogia Jungmann por ação imediata contra seca nordestina

Rosalba Ciarlini apela em favor de agricultores vitimados pela seca

Expedito Júnior apela à Mesa do Senado em favor de vítimas de Corumbiara