SUASSUNA ELOGIA AÇÕES DO GOVERNO DA PARAÍBA DE COMBATE À SECA



"Não fossem os esforços do governo do estado da Paraíba, milhares de famílias assoladas pela seca morreriam de fome", afirmou hoje (dia 29) o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) ao elogiar a estratégia de combate à seca do governador José Maranhão. Segundo Suassuna, o governo estadual se viu obrigado a agir em virtude da lentidão federal. "A burocracia governamental não acompanha com a mesma velocidade as decisões do presidente Fernando Henrique Cardoso, que já havia anunciado a liberação de recursos para as áreas mais atingidas do nordeste", explicou.

De acordo com Suassuna, o estado do Paraíba gasta por mês cerca de R$ 10 milhões, no atendimento a "centenas de milhares de pessoas". Segundo informou, os recursos estão sendo aplicados na criação de frentes de trabalho, treinamento de mão-de-obra e em obras que melhoram o abastecimento de água nas localidades mais atingidas. Suassuna citou a construção do canal de irrigação Curemas - Mãe D'Água, cujas obras deveriam demorar mais 160 dias, mas que serão entregues ainda esta semana.

- Além disso, o governo do estado quer fazer um plano das águas, retendo os rios da zona litorânea e, através de adutoras, levar a água a todo o estado - anunciou.

Para o senador, "a seca foi banalizada", apesar de dos seus efeitos ainda serem muito graves. Ele lamentou o pouco espaço que o tema vem merecendo na imprensa.

- A imprensa calou sobre a seca, mas ela não acabou. Ela continua e seu flagelo aumentou. Em muitos estados do nordeste somente teremos água no próximo ano - afirmou.

Reconhecendo os esforços de Suassuna diante do problema, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) relacionou a miséria, acarretada pela seca, ao aumento da prostituição infantil em estados do nordeste, conforme noticiou o jornal Folha de S. Paulo. Para ele, a adoção de programas de renda mínima associados à educação teriam efeitos preventivos para o combate aos efeitos da seca.



29/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suassuna cobra do governo ações emergenciais para amenizar fome na Paraíba

SUASSUNA PEDE URGÊNCIA NAS AÇÕES DO GOVERNO PARA SOCORRER VÍTIMAS DA SECA

Integração Nacional e governo da Paraíba estudam ações para reduzir efeitos da seca

Governo investe em ações de combate aos efeitos da seca

Humberto Costa elogia medidas do governo no combate à seca

Governo anuncia liberação de R$ 2,7 bilhões para ações de combate à seca no Nordeste