Suassuna fala sobre os muitos desafios de 2003
O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) afirmou nesta terça-feira (8) que 2003 será um ano muito difícil, em que governo e Congresso terão que se unir para vencer desafios como o fortalecimento do Mercosul, as negociações sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), o combate à violência urbana e a modificação das leis econômicas. "Mas o desafio maior será aprovar a reforma política", observou.
Ele lembrou que, em seu primeiro discurso no Senado, defendeu ser prioritário aprovar leis para limitar a divulgação das pesquisas eleitorais, instituir o financiamento público exclusivo das campanhas e modificar os critérios relativos ao coeficiente eleitoral que levam à distorção de um deputado com grande votação eleger outros candidatos do partido menos votados. "Como aceitar que um deputado por São Paulo seja eleito com 200 votos?", perguntou.
Para Suassuna, o Brasil está de parabéns com a realização das eleições de 2002. Elas foram democráticas, organizadas e livres, demonstrando o amadurecimento político do povo brasileiro, disse. Esse êxito mostrou ser a reforma política ainda mais urgente nos dias de hoje, do que no passado, na sua opinião.
O senador pela Paraíba fez uma homenagem ao presidente Fernando Henrique Cardoso, por seu comportamento de magistrado, parabenizou os candidatos que tiveram êxito nas urnas e lamentou a partida de senadores que não conseguiram se reeleger. "É preciso ouvir o recado das urnas: 72% dos eleitores votaram na oposição. Isto não quer dizer que as conquistas do governo não foram valorizadas, mas que foram consideradas insuficientes para eleger os candidatos do governo", afirmou Suassuna.
"A eleição de 2002 mostrou ser essa reforma ainda mais necessária, nos dias de hoje, do que era naquela ocasião", disse.
08/10/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Diretora do Ibict fala sobre os desafios de sua gestão
Vital do Rêgo fala sobre desafios na presidência da CMO
Especialista da UNESCO fala sobre os desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil
Suassuna fala sobre a seca à TV Senado
SUASSUNA FALA À TV SENADO SOBRE A DÍVIDA DOS ESTADOS
SUASSUNA FALA À TV SENADO SOBRE A DÍVIDA DOS ESTADOS