SUASSUNA FAZ ATO DE ALERTA PARA SECA NA PARAÍBA



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) promoveu na tarde de hoje (dia 17), em frente ao Congresso Nacional, um ato de alerta à sociedade para o drama da falta de água em dezenas de municípios do sertão paraibano. O senador ergueu no local o que chamou de "Monumento à Lembrança", empilhando 32 latas utilizadas na região para o transporte de água. As latas traziam nomes dos municípios afetados.Em frente ao "monumento", o senador colocou uma cruz com a inscrição: "Mais de 60 municípios morrem de sede na Paraíba".

Suassuna afirmou que a intenção foi refletir sobre a solidariedade que, considera, "está faltando para o Nordeste", já que, há mais de 10 meses, dezenas de municípios sofrem com a falta d'água. O senador cobrou ações do governo, especialmente a liberação de recursos para amenizar o problema.

- É preciso apressar as medidas para solucionar o problema. Caso contrário, quando os recursos chegarem as pessoas já terão morrido de sede, como o gado está morrendo - disse o senador,acrescentando que a principal dificuldade está no segundo escalão do governo, que, por burocracia, atrasa o envio de recursos para a região.

Ao explicar o drama daqueles municípios, Ney Suassuna contou que a população depende de carros-pipas, que buscam água em uma distância de mais de 100 km para garantir parte do abastecimento. "A água parece caldo de cana de tão escura", completou.



17/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


RONALDO ALERTA PARA SECA NO ESTADO DA PARAÍBA

Suassuna alerta para a seca e diz que Senado trabalha muito

Ney Suassuna protesta contra abandono de flagelados da seca na Paraíba

SUASSUNA ELOGIA AÇÕES DO GOVERNO DA PARAÍBA DE COMBATE À SECA

SUASSUNA RECEBE DOAÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA PARAÍBA

Cícero Lucena quer soluções para seca na Paraíba