Suassuna pede que governo volte a pagar equalização para plantadores de cana do NE



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) fez um apelo nesta segunda-feira (12) ao ministro da Agricultura e ao presidente da República para que o governo retome o pagamento da chamada "equalização" aos plantadores de cana de açúcar do Nordeste. A equalização era uma compensação paga pelo governo como forma de compensar as diferenças de produtividade entre o Nordeste e outra regiões mais desenvolvidas.

Suassuna lembrou que a indústria nordestina do álcool e do açúcar trouxe uma imensa riqueza para os usineiros, enquanto os plantadores de cana estão perdendo trabalho e até as terras. O senador disse que os usineiros estão expandindo suas usinas para outras regiões mais desenvolvidas, onde o clima é melhor e levaram a mecanização para o Nordeste.

- Isso é injusto para o produtor nordestino. A equalização foi retirada sem nenhuma explicação e a Paraíba está definhando, porque o plantador só tem um comprador: o usineiro. Cada colheitadeira tira o emprego de 70 trabalhadores. A Associação de Plantadores de Cana de Açúcar da Paraíba tinha 10.700 associados, hoje tem apenas 700 - lamentou.

Em aparte, o senador Marco Maciel (PFL-PE) lembrou que o instituto da equalização foi criado pelo governo Fernando Henrique Cardoso, quando ele ocupava o cargo de vice-presidente da República.

- Infelizmente, o Executivo não tem demonstrado vontade de continuar com esse programa - lamentou o senador.

12/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Tenório se despede do Senado pedindo equalização para a cultura de cana-de-açúcar nordestina

Eduardo Amorim pede que governo federal volte a comprar laranja dos agricultores familiares

Renan pede ajuda do governo para tirar da crise os pequenos produtores de cana

Suassuna pede ao governo solução para Sudene

SUPLICY PEDE QUE VITOR BUAIZ VOLTE PARA O PT

Suassuna pede atenção e providências do governo para a agricultura nordestina