Suassuna pede transposição do Rio São Francisco



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) voltou a defender a transposição das águas do Rio São Francisco para suprir as necessidades de áreas do semi-árido nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Paraíba. O senador assegurou que a obra é viável, especialmente se forem também utilizadas águas do Rio Tocantins.

- São 2% dos 2,6 mil metros cúbicos por segundo do São Francisco. Isso não prejudicaria as populações ribeirinhas que, por sinal, moram às margens do rio e passam sede - disse o senador, salientando que 145 cidades na Paraíba estão sem água.

Suassuna disse que falta solidariedade das regiões mais ricas em relação aos estados mais pobres. Ele lembrou que o problema da seca já dura séculos, sem que qualquer governo tenha se debruçado seriamente sobre ele.

- Isto não é culpa deste governo, que ainda tem pouco tempo - observou.

O senador afirmou que os recursos arrecadados com impostos na Região Nordeste não voltam para lá, seja na forma de transferências ou de serviços.

- Um país se faz com solidariedade. A Constituição determina que sejam combatidas as desigualdades. Com esta miséria [dos estados nordestinos] não estaremos contribuindo para a República - disse.



28/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUASSUNA PEDE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO COMO FORMA DE COMBATER A POBREZA NA PARAÍBA

Suassuna defende transposição das águas do São Francisco

SUASSUNA DEFENDE COMISSÃO DA SECA E TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

Ney Suassuna defende transposição do São Francisco e elogia projeto de revitalização

Suassuna diz que transposição do rio São Francisco é a melhor solução para a seca

Rosalba pede agilidade na transposição do Rio São Francisco