Suassuna poderá denunciar Biscaia ao Conselho de Ética da Câmara



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) afirmou nesta terça-feira (12) que poderá fazer uma denúncia ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados contra o presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ). A sugestão foi dada pelo relator do processo disciplinar contra Suassuna no Conselho de Ética do Senado, senador Jefferson Péres (PDT-AM), depois que Suassuna afirmou que Biscaia havia mentido a seu respeito.

Biscaia afirmou, em depoimento no Conselho de Ética do Senado, na última semana, que Suassuna havia perguntado se ele não sabia que 90% dos parlamentares tiravam uma "beirada" das emendas ao Orçamento que elaboravam para destinar recursos a determinadas áreas. Segundo Suassuna, jamais houve tal comentário e Biscaia, candidato à reeleição nas próximas eleições, estaria tirando proveito político da CPI Mista.

- Não é possível que a CPMI se transforme em plataforma política. Não entendo que alguém possa se colocar na condição de juiz e agir dessa forma - declarou Suassuna, em depoimento no Conselho de Ética do Senado.

Suassuna teve seu nome incluído no relatório parcial da CPI por haver indícios ou provas de que tenha participado da chamada máfia das ambulâncias. O esquema de fraudes tinha o objetivo de utilizar irregularmente recursos do Orçamento da União para a compra de ambulâncias destinadas a municípios com preços superfaturados.

Acareação

Jefferson Péres descartou uma acareação entre Biscaia e Suassuna sob a argumentação de que isso seria inútil, uma vez que os dois confirmariam suas respectivas versões, já que as faziam "com firmeza". No entanto, sugeriu que o Conselho de Ética da Câmara fosse acionado para tratar do assunto.

- Talvez o faça depois - respondeu Suassuna, para quem Biscaia pode até ter ouvido a frase de alguém, mas estaria, segundo o senador pela Paraíba, "confundindo os interlocutores".

- Passei a ser pessoa mal vista por esse deputado, por isso passei a ter antipatia por ele. Isso tudo só pode ser pura vaidade de quem está sob a mira dos holofotes. Não parece que é um julgamento, mas sim a sentença - destacou Suassuna.

O senador Almeida Lima (PMDB-SE) afirmou que assistiu a alguns depoimentos tomados em caráter reservado no Conselho de Ética e que estranhou algumas declarações dadas por Biscaia à imprensa a respeito das oitivas.

- Algumas coisas que ele disse à imprensa simplesmente não aconteceram porque eu assisti a esses depoimentos - garantiu Almeida Lima



12/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Biscaia será ouvido nesta quarta-feira no Conselho de Ética do Senado

Suassuna promete ir ao Conselho de Ética com consciência tranqüila

Conselho de Ética já notificou os senadores Malta e Suassuna

Conselho de Ética inocenta Suassuna de participação na máfia das ambulâncias

Conselho de Ética ouve senador Ney Suassuna nesta terça

Conselho de Ética ouvirá senador Ney Suassuna na terça-feira