Suassuna propõe grupo de trabalho para criar barreiras a crimes na Internet



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) sugeriu a criação de um grupo de trabalho reunindo técnicos e parlamentares do Senado e da Câmara dos Deputados para, em regime de urgência, realizar um levantamento do conjunto de proposições que tramitam nas duas Casas do Congresso a respeito da Internet. O grupo teria como missão a fusão e harmonização das propostas em tramitação, visando um projeto comum que estabelecesse normas para combater a criminalidade na rede.

- Quero deixar claro que não é a censura, inadmissível por todas as razões, o que estou a sugerir aqui. Reclamo, simplesmente, a adoção de regras que permitam a convivência harmônica, criativa e produtiva, mas sobretudo respeitosa dos direitos e da segurança das centenas de milhões de usuários que se conectam, a cada dia, com os mais distintos objetivos e necessidades - explicou Ney Suassuna.

Na avaliação do senador pela Paraíba, a desregulação representa hoje uma das maiores fragilidades da Internet. Ele observou que a evolução no número de usuários e as práticas que se instalaram na rede - como o comércio eletrônico geral e os serviços bancários, que implicam em um tráfego constante de dados confidenciais e sensíveis - exigem a definição de normas para punir condutas transgressoras.

Ney Suassuna informou que, segundo relatório da consultoria inglesa mi2g, os dez grupos de hackers (violador de um sistema de computação) mais atuantes no mês passado eram todos brasileiros. Os crimes digitais praticados por esses grupos, enumerou o senador, incluem o roubo de identidade, fraudes com cartões de crédito, alteração de homepages (páginas da Internet) e violações de propriedade intelectual.

A mesma consultoria inglesa, segundo Suassuna, atribui aos hackers brasileiros prejuízos que atingem a cifra estimada de bilhões de dólares nos países que integram o G-8 (grupo das oito maiores economias do mundo). O senador acrescentou que, segundo o presidente da mi2g, D. K. Matai, a falta de uma legislação específica para punir crimes cometidos na Internet está transformando o Brasil em uma espécie de -estado delinqüente- no mundo virtual.



17/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Matéria Retificada: PT propõe criar grupo para avaliar mudanças climáticas

CDH vai criar grupo de trabalho para continuar a discussão de problemas de caminhoneiros

Previdência Social vai criar grupo de trabalho para definir funcionamento da Funpresp

Grupo de trabalho vai criar normas para transporte escolar em todo o País

Governo se reúne com grupo de trabalho de cultura digital para criar agenda de encontros do segmento

CCT pode criar grupo de trabalho para discutir nova legislação para telecomunicações