Subcomissão conhecerá experiências internacionais de combate às drogas
Senadores da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outros do Senado participarão de missão no exterior para conhecer experiências de combate às drogas. Serão visitados a Inglaterra, a Holanda, a Suécia e Portugal. A data sugerida para a viagem é de 29 de outubro a 7 de novembro.
- O objetivo é examinarmos quatro distintas experiências de países que já têm um plano em andamento, ou com redução ou com impedimento do crescimento no número de usuários de drogas e na dependência química no país - explicou o senador Wellington Dias (PT-PI), presidente da subcomissão, instalada no âmbito da comissão de assuntos Sociais (CAS).
Segundo o senador, a escolha dos países se deu porque a Suécia é uma experiência de sucesso, mas com sistema considerado rígido com relação ao usuário. No outro extremo, está a Holanda, que tem uma política mais liberal. Portugal e Inglaterra, segundo o senador, são experiências intermediárias, com diferenças em relação ao tratamento e à relação com o usuário.
Acompanhados por representantes do governo federal e por um consultor legislativo, os senadores devem visitar instituições com experiência no combate às drogas nas áreas de prevenção, informação, educação, tratamento médico e psicológico, recuperação, legislação reinserção e segurança pública.
- A idéia é de que o Brasil possa, ao final dos trabalhos da comissão, apresentar um texto guia, uma referência para uma conferência nacional - afirmou o presidente da subcomissão.
15/09/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Subcomissão conhecerá exemplo da Suécia no combate às drogas
Órgãos internacionais relatam experiências de combate ao uso do 'crack'
Assembléia forma subcomissão de combate às drogas
Subcomissão discute combate às drogas em Torres
Brasil troca experiências internacionais de TV digital
Estudantes do Ciência sem Fronteiras narram experiências internacionais