Subcomissão de Cinema debate produção nacional por meio eletrônico



A Subcomissão de Cinema, Teatro, Música e Comunicação Social e a Comissão de Educação (CE), à qual é ligada a subcomissão, realizam nesta quinta-feira (12), a partir das 10h, audiência pública para instruir o projeto de lei que dispõe sobre produção, programação e provimento de conteúdo brasileiro para distribuição por meio eletrônico. A proposição tem a finalidade de exigir que essas atividades permaneçam em mãos de brasileiros natos, ou naturalizados há mais de dez anos.

O projeto (PLS 280/07), de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), define a "distribuição por meio eletrônico" como oferta, disponibilização ou transporte de conteúdo por intermédio de serviços de telecomunicação, fixos ou móveis, ainda que envolva a Internet, portais, sítios ou qualquer outro serviço de valor adicionado.

A proposta estabelece que os prestadores de serviços de telecomunicações, que não tenham 51% de capital em mãos de brasileiros, somente poderão distribuir produção de conteúdo brasileiro, por meios eletrônicos, quando ela tiver sido produzida, programada e provida por brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos.

Entre os convidados da audiência, estão os presidentes da Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra), João Carlos Saad; da Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet (Abranet), Eduardo Fumes Parajo; da Rede Minas (TV Minas Cultural e Educativa), Antônio Achilis Alves da Silva; do Conselho da Cinemateca Brasileira, Gustavo Dahl; da Associação Nacional das Operadoras Celulares, Ercio Alberto Zilli; e o integrante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação Juliano Maurício de Carvalho.

O requerimento para a realização da audiência pública é de autoria dos senadores Flávio Arns (PT-PR) e Marisa Serrano (PSDB-MS).



09/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUBCOMISSÃO DO CINEMA DISCUTE PRODUÇÃO NACIONAL COM ANSELMO DUARTE

Subcomissão debate o cinema brasileiro

Especialistas divergem quanto à proposta que trata da produção de conteúdo brasileiro para distribuição por meio eletrônico

SUBCOMISSÃO DEBATE PROBLEMAS DO CINEMA BRASILEIRO

SUBCOMISSÃO DEBATE PROBLEMAS DO CINEMA BRASILEIRO

Reunião conjunta debate geração de conteúdo por meio eletrônico