Subcomissão de Turismo promove videoconferência para estimular o setor
O presidente da Subcomissão de Turismo, senador Paulo Octávio (PFL-DF), anunciou nesta quinta-feira (5) que irá implementar um programa de videoconferências regionais para debater de forma detalhada a situação do setor. Para ele, essa sistemática irá provocar a discussão sobre o tema, facilitando a análise das necessidades e também das potencialidades de cada região. Ele expressou sua intenção durante a primeira videoconferência sobre o assunto realizada no auditório do Interlegis.
O evento durou cerca de três horas e contou com a participação dos 27 presidentes das Assembléias Legislativas dos estados, de vários prefeitos de cidades turísticas, secretários de Turismo e deputados estaduais e ainda de integrantes da Subcomissão de Turismo da Câmara dos Deputados, além dos membros da subcomissão do Senado.
- Esse tipo de iniciativa tem a capacidade de incorporar os legislativos, com a troca de experiências e proposições legislativas que visem estabelecer um grande mutirão nacional em prol do resgate do turismo nacional como alavancador da geração de empregos e renda - disse Paulo Octávio.
Ele informou que as videoconferências regionais terão a participação e serão coordenadas pelos senadores dos estados que integram a região em foco. Será também, adiantou o senador, uma oportunidade para que os temas pontuais sejam abordados pelas pessoas que lidam diretamente com as questões turísticas nos estados e nos municípios em debate.
A subcomissão, disse Paulo Octávio, está estabelecendo parcerias com órgãos do Executivo e da iniciativa privada, com o objetivo de colaborar para criar no país uma cultura do turismo que leve em conta o grande potencial nacional para o setor, e as videoconferências integram esse contexto.
O senador Leonel Pavan (PSDB-SC), que integra a subcomissão, participou da videoconferência e pediu ao governo para que invista maciçamente no setor turístico. Pavan disse que o investimento deve ser proporcional ao potencial que a área possui. "O governo precisa entender que essa é uma indústria que não polui e ainda gera milhares de empregos e muita renda", enfatizou o senador.
Também o senador César Borges (PFL-BA) fez sugestões para incrementar o setor, citando experiências bem-sucedidas em seu estado, a Bahia. Ele alertou, porém, para a necessidade de os governos investirem em obras de infra-estrutura, como a melhoria das rodovias, para estimular o turismo. Ele lembrou, ainda, as dificuldades do setor de aviação comercial, que, conforme destacou, é outro grande responsável pelo turismo em todo mundo.
05/06/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Subcomissão de Turismo busca soluções para setor aeroviário
Subcomissão de turismo aprova realização de fórum para discutir legislação do setor
Evento em Amsterdã promove setor de turismo brasileiro
Cepam promove videoconferência para prefeitos em fim de mandato
Embratur lança aplicativo para estimular turismo brasileiro
Antônio Russo cobra medidas para estimular o turismo