Subcomissão debate o uso de drogas em Uruguaiana, Cachoeira e Santa Cruz
Em cada audiência pública, a população tem a oportunidade de conhecer as atividades de diversas entidades como Ministério Público, Tribunal de Justiça, governo do Estado e o Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen). Além disso, cada comunidade irá apresentar um caso de sucesso no combate ao uso de drogas. Ao todo, serão realizadas 22 reuniões em todo o Estado, até o mês de junho (confira calendário abaixo). A Subcomissão já realizou reuniões em Santa Maria, Santana do Livramento, Rio Grande, Santa Rosa, Passo Fundo, Caxias do Sul e Capão da Canoa.
Objetivos
O tema adotado pela Subcomissão é Prazer é viver sem drogas - Valorização da vida e combate às drogas. A meta principal do trabalho, segundo a relatora da Subcomissão, deputada Iara Wortmann (PPS), são trabalhar na prevenção ao uso de drogas, integrar as ações já existentes nos diversos órgãos públicos e privados e possibilitar que os municípios tenham suas próprias estruturas de combate às drogas. “Muitas atividades estão sendo feitas no Rio Grande do Sul, o que falta é a sua integração. Temos que buscar ações concretas que estão sendo realizadas no Estado”, explica a relatora.
Ela também destaca a importância da pluralidade da Assembléia Legislativa e da Subcomissão, que integra membros de várias siglas e das comissões de Saúde, Educação e Direitos Humanos. Ao final dos trabalhos, poderá ser lançado pela Subcomissão um livro com casos de ações concretas que estão sendo tomadas no Rio Grande do Sul para a prevenção e o combate ao uso de drogas.
Projeto nacional
O secretário Nacional Antidrogas, general Paulo Roberto de Miranda Uchôa, apresentou ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi (PTB), propostas de construção de um projeto de prevenção ao uso de drogas que será instituído junto às fronteiras secas do Brasil. Aqui no Estado, os municípios escolhidos foram os de Santana do Livramento e Uruguaiana, que, segundo o general, são consideradas as regiões fronteiriças que integram o projeto junto com o Brasil, a Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
Segundo Uchôa, a adesão da Assembléia a esta iniciativa do governo federal, de instituir nacionalmente a discussão sobre o problema das drogas, “é um avanço para o Estado, pois a Subcomissão já está em funcionamento e esta mobilização social é importante”, destacou. Zambiasi lembrou que a Assembléia gaúcha realiza este trabalho inédito no estado, em discutir esta questão.
Calendário das audiências
11/4 - Santa Maria, às 9h
11/4 - Santana do Livramento, às 19h
12/4 - Rio Grande, às 19h
25/4 - Santa Rosa, às 9h
25/4 - Passo Fundo, às 19h
26/4 - Caxias do Sul, às 9h
26/4 - Capão da Canoa, às 19h
09/5 - Uruguaiana, às 9h
10/5 - Cachoeira do Sul, às 9h
10/5 - Santa Cruz do Sul, às 19h
20/5 - Porto Alegre, às 14h
23/5 - Três Passos, às 19h
24/5 - Santo Ângelo, às 9h
24/5 - Cruz Alta, às 19h
06/6 - Bagé, às 19h
07/6 - Pelotas, às 19h
13/6 - Palmeira das Missões, às 9h
13/6 - Carazinho, às 19h
14/6 - Erechim, às 9h
14/6 - Lajeado, às 19h
20/6 - Novo Hamburgo, às 9h
20/6 - Canela, às 19h
05/07/2002
Artigos Relacionados
Comunidade lota audiência sobre as drogas em Santa Cruz
Metrô informa: Terminal Santa Cruz será interditado devido às obras do Shopping Estação Santa Cruz
Fórum Democrático debate UERGS em Santa Rosa, Santo Ângelo, Ijuí e Cruz Alta
Projeto nacional realizará ações de prevenção ao uso de drogas em Uruguaiana
Discussão sobre Combate às Drogas reúne mais de 800 pessoas em Uruguaiana
Subcomissão debate consumo de drogas nas estradas do Estado