Subcomissão fará audiência pública sobre o Programa Antártico Brasileiro



A Subcomissão Permanente de Ciência e Tecnologia, da Comissão de Educação, aprovou nesta terça-feira (28) requerimento do senador Flávio Arns (PT-PR) para a realização de audiência pública sobre o Programa Antártico Brasileiro e o Ano Polar Internacional (2007-2008).

Para falar sobre esses temas, Flávio Arns propôs o nome do secretário da Comissão Interministerial dos Recursos do Mar, Almirante José Eduardo Borges, e de representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Arns afirma que o Programa Antártico Brasileiro é uma política de Estado de relevância no cenário científico que favorece a consolidação da posição do Brasil entre os países do Cone Sul. O Brasil é um dos 29 países que possuem voz e voto nas deliberações que definem os destinos do Continente Antártico, ressaltou o senador.

Outro requerimento do senador Flávio Arns, também aprovado pela Subcomissão, propõe audiências públicas sobre robótica. Na mesma reunião, foi aprovado requerimento do senador Augusto Botelho (PDT-RR) para a realização de audiências públicas com o objetivo de iniciar uma discussão sobre a nanotecnologia.

O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) também assina o requerimento no qual é dito que a nanotecnologia é uma ciência promissora que dá seus primeiros passos.Augusto Botelho disse que a nanotecnologia, que trabalha com a escala atômica, já mostra resultados surpreendentes na área médica e na produção de semicondutores e chips, entre outros setores.

28/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marinha seleciona vídeos sobre Programa Antártico Brasileiro

CMA discute Programa Antártico Brasileiro

Subcomissão de Ciência e Tecnologia fará audiência sobre robótica

Parlamentares querem fortalecer Programa Antártico Brasileiro

Senado homenageia 25 anos do Programa Antártico Brasileiro

Senado homenageia os 25 anos do Programa Antártico Brasileiro