Subcomissão recomenda dar mais poderes à Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas
Em votação simbólica, os membros da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais para Dependentes Químicos de Álcool, Crack e outras Drogas aprovaram em nesta terça-feira (6) relatório final da senadora Ana Amélia (PP-RS) que defende a atribuição de maior poder à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).
Segundo o texto, a Senad, hoje subordinada ao Ministério da Justiça, passaria a ser vinculado diretamente à Presidência da República, adquirindo status de ministério. Ana Amélia considerou a medida uma forma de "empoderamento" da secretaria.
Como alternativa, a Senad poderia ser submetida à autoridade responsável pela coordenação da política antidrogas. Segundo o presidente da subcomissão, senador Wellington Dias (PT-PI), essa figura poderia ser o ministro da Saúde ou do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) destacou a contribuição da subcomissão, que disseminou a discussão sobre a dependência química no país, e propôs ao Congresso examinar a questão da internação compulsória.
Por sua vez, Wellington Dias parabenizou o trabalho de todos os membros da subcomissão e pediu um exame coordenado das suas conclusões, considerando também o relatório da comissão congênere da Câmara.
O texto final da subcomissão deve ser encaminhado à presidente Dilma Rousseff, ministros, governadores e prefeitos, além do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Antes, será apreciado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), à qual o grupo está subordinado, em 14 de dezembro.
06/12/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulina Duarte assume Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas
Sistema nacional de políticas públicas sobre drogas pode ter sanções mais rígidas
Subcomissão do Crack discute relatório de políticas sobre drogas
Secretaria da Justiça promove curso de políticas sobre drogas
Saúde: Secretaria realiza Fórum Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas
Saúde: Secretaria realiza Fórum Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas