Sistema nacional de políticas públicas sobre drogas pode ter sanções mais rígidas



Está na Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça (CCJ), aguardando recebimento de emendas, o Projeto de Lei do Senado 252/2006, de autoria do senador Demóstenes Torres (PFL-GO), que altera o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Lei n.º 11.343/2006). O projeto prevê maior rigor em caso de descumprimento das medidas educativas impostas ao usuário de drogas e inclui um artigo à lei, que determina pena de detenção em caso de cultivo de plantas destinadas à preparação de drogas para uso pessoal.

Para o autor do projeto, a lei que instituiu as diretrizes e princípios da política nacional de drogas trouxe inequívocas contribuições na luta contra o consumo de drogas e suas conseqüências, no entanto precisa ainda ser aprimorada. Nesse sentido, Demóstenes Torres, que também é procurador de Justiça, quer determinar pena de detenção de um a seis meses para o usuário que deixar de comparecer ao curso ou de prestar serviços à comunidade. Atualmente, o não-cumprimento à lei é punido com admoestação verbal e multa.

O projeto também inclui artigo que prevê detenção de seis meses a dois anos pela semeação, cultivo ou colheita, para consumo pessoal, de plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de substância capaz de causar dependência física ou psicológico. De acordo com a lei atual, esse crime é equiparado ao uso de entorpecentes.

"É como se a 'produção' em microescala ganhasse um forte incentivo", argumentou o senador, na justificação do projeto, classificando essa equivalência como "uma brecha legal perigosíssima".



11/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ vota projeto que reestrutura Sistema de Políticas Públicas sobre Drogas

Senado aprova criação do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas

Humberto Costa pede mais atenção para projeto que altera políticas públicas sobre drogas

Subcomissão recomenda dar mais poderes à Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas

Mudanças em políticas públicas sobre drogas são criticadas na CCJ

Waldemir Moka quer mais investimentos em políticas públicas para prevenção às drogas