Paulina Duarte assume Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas
A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), órgão que passou a fazer parte da estrutura do Ministério da Justiça no último dia 10, já está sob o comando da assistente social Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte, 53 anos. Paulina assume o posto no lugar do General-de-Divisão do Exército Brasileiro, Paulo Roberto Yog de Miranda Uchôa. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24).
Paulina integra a Senad desde o início do governo Lula, em 2003, e desde 2007 atua como secretária-adjunta. Especializada em psicologia social, mestre e doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), ela anunciou que a principal linha de ação para 2011 será o fortalecimento do Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack e outras drogas.
Segundo a secretária, o papel da Senad durante a sua gestão será o de promover a articulação entre as ações dos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social (para o tratamento e a ressocialização de usuários), a Polícia Federal (no policiamento de fronteiras) e as polícias estaduais (no combate ao tráfico urbano). A Senad também intensificará as parcerias com a comunidade científica e a cooperação internacional, especialmente com os países vizinhos.
Além disso, a secretaria atuará em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para capacitar os Juizados Especiais Criminais e a Vara da Infância e da Juventude a lidar melhor com os usuários de drogas. Outra frente de ação é o fortalecimento da prevenção nas escolas e na comunidade.
Fonte:
Ministério da Justiça
24/02/2011 19:06
Artigos Relacionados
Subcomissão recomenda dar mais poderes à Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas
Secretaria da Justiça promove curso de políticas sobre drogas
Saúde: Secretaria realiza Fórum Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas
Saúde: Secretaria realiza Fórum Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas
Senado aprova criação do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas
Sistema nacional de políticas públicas sobre drogas pode ter sanções mais rígidas