Subcomissão vai realizar audiência pública sobre telefonia fixa



A Subcomissão Permanente das Agências Reguladoras, ligada à Comissão de Fiscalização e Controle (CFC), vai realizar audiência pública com o controlador-geral da União, ministro Waldir Pires, e com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Luiz Guilherme Schymura de Oliveira, para que prestem esclarecimentos sobre a implementação, ou não, pelas empresas de telefonia fixa Telemar, Brasil Telecom e Telefônica S.A., das metas de qualidade e universalização de seus serviços, em municípios analisados pela Controladoria-Geral da União.

O requerimento para a realização da audiência, aprovado nesta quarta-feira (22), foi apresentado pela presidente da subcomissão, senadora Ana Júlia (PT-PA), que propôs também que sejam ouvidos os presidentes da Telemar, da Brasil Telecom e da Telefônica S.A. Sua iniciativa, justificou, -tem por objetivo trazer ao Senado a análise e discussão das discrepâncias verificadas pela Controladoria-Geral da União, em pelo menos cem municípios, acerca das metas de qualidade e universalização nos serviços de telefonia fixa-.

Também nesta quarta, a CFC aprovou pareceres a dois avisos do Tribunal de Contas da União (TCU). O primeiro, relatado pelo senador Delcidio Amaral (PT-MS), contém os relatórios das atividades do TCU dos anos 2000 e 2001, e o segundo, que teve por relator o senador Aelton Freitas (PL-MG), contém relatório das atividades do tribunal referentes também ao exercício de 2000. Ambos concluem pelo conhecimento da matéria e pela remessa dos avisos ao arquivo.

Em seu parecer, Delcidio Amaral afirmou que os relatórios cumprem, apenas, a determinação legal de o TCU prestar ao Congresso Nacional as informações sobre suas atividades. Eles demonstram, segundo o senador, o número cada vez maior de auditorias e inspeções realizadas, bem como de valores de condenação por improbidade administrativa e desvios praticados pelos agentes públicos. Destacou os esforços do TCU na adoção de medidas para a racionalização processual, a celeridade da tramitação, o incremento na política de desenvolvimento de recursos humanos, a revisão no planejamento estratégico e o estreitamento das relações com o Congresso.

Já o senador Aelton Freitas registrou medidas adotadas pelo TCU, como a qualificação do corpo técnico, o intercâmbio com órgãos de controle externo de outros países, o estreitamento das relações com o Congresso e a racionalização de procedimentos processuais.



22/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anatel realiza audiência pública sobre universalização do serviço de telefonia fixa

Anatel realiza audiência pública nesta segunda sobre qualidade da telefonia fixa

Subcomissão da Amazônia pode realizar audiência pública sobre assassinatos de trabalhadores rurais

Aberta consulta pública sobre acessibilidade nos serviços de telefonia fixa

Anatel publica norma sobre telefonia fixa no Diário Oficial

CCJ VAI REALIZAR AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE REFORMA ADMINISTRATIVA