Subcomissão da Amazônia pode realizar audiência pública sobre assassinatos de trabalhadores rurais



A Subcomissão Permanente da Amazônia, instalada no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) tem na pauta da reunião de terça-feira (13) cinco requerimentos. Além da realização de audiências públicas sobre o assassinato de trabalhadores rurais e sobre os soldados da borracha, os requerimentos tratam também de realização de diligências na Região Norte.

Todas as proposições da pauta são de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), presidente da comissão. A audiência pública sobre os assassinatos de trabalhadores rurais nos estados do Pará e de Rondônia deve reunir representantes dos trabalhadores, do Ministério Público Federal, da Polícia Federal, dos governos do Pará, Amazônia e Rondônia, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Comissão Pastoral da Terra. O objetivo é discutir os trabalhos desenvolvidos pela comissão externa criada pelo Senado para visitar os locais dos assassinatos.

Outro requerimento da senadora solicita audiência pública para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 556/2002, que trata dos soldados da borracha, trabalhadores recrutados durante a 2ª Guerra Mundial para trabalhar nos seringais da Amazônia. O objetivo da proposta é garantir a eles os mesmos direitos dos ex-combatentes de guerra. Os convidados são a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), relatora da proposta na Câmara; representantes dos Sindicatos dos Soldados da Borracha e do Poder Executivo; além do cineasta Wolney Oliveira, autor do documentário Borracha para a Vitória.

Os outros requerimentos que devem ser apreciados tratam do apoio da subcomissão à organização e realização do 5º Simpósio da Amazônia, que será realizado no dia 21 de outubro em Manaus e de visitas técnicas dos senadores aos estados da Região Norte para colher sugestões e elaborar um documento que possa contribuir para o desenvolvimento da região. A senadora também requereu o acompanhamento de um consultor legislativo para assessorar a subcomissão nas visitas.



09/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Subcomissão vai realizar audiência pública sobre telefonia fixa

CPI da Terra vai acompanhar tramitação na Justiça dos assassinatos de trabalhadores rurais

Senado pode realizar audiência pública para discutir abolição do exame da OAB

Assassinatos de trabalhadores: audiência vai subsidiar relatório de comissão

Começa reunião para discutir assassinatos de trabalhadores rurais no Pará e em Rondônia

CDH pode realizar audiência sobre Guerrilha do Araguaia