Sudam aprova novos projetos de incentivo fiscal para Amazonas e Pará



A Diretoria da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) aprovou cinco novos projetos de incentivo fiscal do Reinvestimento. Serão três projetos no Amazonas e dois no Pará que juntos receberão R$ 32 milhões para a aquisição de máquinas e equipamentos novos para empresas que atuam na Amazônia.


O Reinvestimento é uma modalidade de Incentivo Fiscal administrada pela Sudam, no qual pessoas jurídicas com empreendimentos em operação na região da Amazônia Legal recebem a liberação de 30% do valor do Imposto de Renda devido, calculados sobre o lucro da exploração, acrescido de 50% de recursos próprios. Os recursos devem ser usados exclusivamente para a aquisição de máquinas e equipamentos novos para modernização de empresas da região.

As três empresas contempladas no Amazonas são indústrias de transformação: Arosuco Aromas e Sucos Ltda., Yamaha Motor da Amazônia Ltda e Moto Honda da Amazônia Ltda. As empresas do Pará são do ramo de infraestrutura: Empresa Norte de Transmissão de Energia S/A (Enpe) e a Empresa Paraense de Transmissão de Energia S/A (Etep).


Excepcionalmente, poderá ser admitida a utilização dos recursos do Reinvestimento para cobertura dos gastos realizados na fabricação das máquinas e equipamentos pela própria empresa interessada, que deverá comprovar ser detentora da tecnologia correspondente.


Segundo Indalécio Pacheco, coordenador-geral de incentivos e benefícios fiscais e financeiros da Sudam, essa modalidade de incentivo não vinha sendo aplicada até 2008 por desinformação do empresariado. A Sudam promoveu mobilizações e conscientizações junto às Federações das Indústrias e governos dos nove estados da Amazônia, divulgando a possibilidade de captação de recursos para gerar a demanda. De acordo com Pacheco, o objetivo é garantir a modernização do empreendimento e contribuir para que a região aumente a sua formação bruta de capital fixo.


A concessão de recursos para o Reinvestimento pode ser captado cumulativamente com os incentivos de redução de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. “Para desenvolver a Amazônia precisamos criar empregos, novos processos produtivos e linhas de produção, modernizar as empresas e dar-lhes competitividade”, afirmou Pacheco.


Fonte:
Sudam



04/08/2010 03:29


Artigos Relacionados


Novos projetos aprovados pela Sudam beneficiam empresas do Amazonas e Pará

Sudam aprova 24 novos projetos de incentivos fiscais

Governo dobra incentivo fiscal para projetos em saúde

Incentivo fiscal para patrocínio e doação a projetos esportivos poderá ser ampliado

CAE rejeita projetos sobre orçamento e incentivo fiscal para meio ambiente

Alckmin entrega novos certificados para projetos da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte